Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Escola fechada por ter poucos alunos reabre à comunidade

A escola primária de Alvados, no concelho de Porto de Mós, desativada por ter poucos alunos, vai reabrir à comunidade e ser um espaço de encontro de gerações e partilha de saberes, disse hoje a presidente da junta.

Escola fechada por ter poucos alunos reabre à comunidade
Notícias ao Minuto

14:11 - 04/05/15 por Lusa

País Porto de Mós

"A escola vai reabrir para várias atividades, incluindo voluntariado, onde se pretende por exemplo que os mais velhos ensinem alguma coisa aos mais novos", afirmou Benvinda Januário, presidente da União de Freguesias de Alvados e Alcaria, adiantando que o projeto visa também transformar a escola num "centro de convívio".

Segundo Benvinda Januário, o objetivo é o de que haja "interatividade entre gerações", referindo que o espaço quer ser também centro de convívio e vai permitir que jovens possam dar e receber explicações.

"O que se pretende é dar vida à escola", declarou a autarca, que durante quase 20 anos lecionou neste estabelecimento de ensino, explicando que o edifício, propriedade da Câmara Municipal, está em ótimas condições.

Benvinda Januário salientou que a escola de Alvados, localidade que já perdeu "o posto médico e os Correios, mas mantém o jardim-de-infância", vai estar de portas abertas aos fins de semana e, dependendo da adesão à iniciativa, poderá estender-se por outros dias.

"É um projeto que não está acabado e que tem capacidade para evoluir", continuou, referindo que a união de freguesias tem 780 habitantes, "80% com mais de 70 anos", mas "todos têm uma ligação à escola".

O projeto vai ser apresentado à população no domingo, pelas 14:30, na escola.

Na nota de imprensa que acompanha o convite à população, a junta explica que a iniciativa "Escola viva" surge "da necessidade emocional de manter ativa a escola primária" e a sua estratégia passa pelo envolvimento da comunidade "através da dinamização das mais diversas atividades com intervenção de âmbito cultural e cívico, proporcionando, ao mesmo tempo, diversão e lazer".

"Os mais velhos terão a possibilidade de transmitir experiências de vida", informa a mesma nota, acrescentando que os mais novos poderão aprender novas coisas, criando entre as duas gerações "laços de afeto e de solidariedade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório