Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal resistiria a um sismo tão forte como o do Nepal?

O que pode falhar em Portugal se voltarmos a ser abalados por um sismo como o que aconteceu em 1755? Fique a saber como funciona o planeamento português.

Notícias ao Minuto

14:07 - 30/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Plano

Foi em novembro de 1755 que Lisboa foi abalada pelo sismo mais violento de sempre. A escala de Ritcher apontou uma magnitude de 8,7, superior ao sismo sentido no passado fim de semana no Nepal, que provocou a morte a mais de quatro mil pessoas.

Tendo já acontecido uma vez em Portugal é expectável que se repita. Mas será que estamos preparados para uma catástrofe desta dimensão? Segundo o jornal i, os peritos são unânimes.

Tem havido muito trabalho de estudo, regulamentação de construção e preparação de planos de emergência nas regiões de maior risco: Lisboa e Algarve. Contudo, os peritos mostram-se preocupados no que concerne à fiscalização das obras e à sensibilização da população.

Desde o sismo de 1755 muito mudou, desde a construção antissísmica à capacidade de monitorização.

O chefe de divisão de geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Fernando Carrilho, explica que o sismo de 1755 funciona como referência. Ao todo há 50 estações sísmicas no país e todos os anos são registados em média mil sismos, sendo que apenas cinco ou dez são sentidos pela população.

Estima-se que os sismos aconteçam a cada três mil anos, na mesma zona. O chefe do Comando de Operações Nacional de Socorro da Proteção Civil, José Manuel Moura indica que a situação é gerida a nível local, regional ou nacional, consoante a intensidade.

A atuação está mesmo planeada a nível do concelho, por exemplo, se os meios de socorro estiverem inoperacionais em Alenquer, cabe aos bombeiros e outras forças de segurança da Batalha atuarem. No caso de Lisboa seria Leiria a fornecer o apoio.

Há ainda simuladores que permitem prever o número de vítimas e danos nas diferentes zonas.

Quanto à sensibilização da população, tem-se investido nas escolas, mas ainda assim é necessário estar “permanentemente em atualização e treino”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório