Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Metro de Lisboa funciona hoje apenas a partir das 10h00

O Metropolitano de Lisboa prevê começar a funcionar hoje apenas a partir das 10:00, devido à quarta greve parcial decretada este ano pelos sindicatos representativos dos trabalhadores.

Metro de Lisboa funciona hoje apenas a partir das 10h00
Notícias ao Minuto

06:12 - 28/04/15 por Lusa

País Greve

Numa nota, a Transportes de Lisboa, que gere o Metropolitano, informou que, "por motivo de greve parcial convocada pelas organizações sindicais representativas dos trabalhadores" da empresa, o serviço de transporte vai estar suspenso na terça-feira "entre as 06:30 [hora habitual de abertura] e as 09:30", prevendo-se que "a circulação esteja normalizada a partir das 10:00".

Devido à greve, a Carris reforçará com um número suplementar de autocarros as carreiras que coincidem com os eixos servidos pelo Metro, designadamente as carreiras 726 (Sapadores-Pontinha), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação da Damaia), acrescentou.

Os trabalhadores contestam a subconcessão do Metro - atualmente em concurso público até 14 de maio - decidida pelo Governo.

Para o descontentamento dos trabalhadores contribui, também, a existência de "problemas concretos de trabalho da maior parte das categorias profissionais e a redução cada vez mais acentuada do número de trabalhadores" e a defesa do Metropolitano "enquanto empresa pública", de acordo com a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

A greve de terça-feira é a quarta greve parcial no Metro desde o início do ano. Foram já realizadas greves semelhantes a 24 de fevereiro e a 16 e 18 de março.

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa e os da rodoviária Carris agendaram greves de 24 horas contra a subconcessão das empresas para 12 e 14 de maio, respetivamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório