Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Trabalhadores de Tomar começam a receber retroativos

A Câmara de Tomar começou este mês a pagar os retroativos a 259 funcionários que foram impedidos de progredir na carreira desde dezembro de 2010, altura em que o executivo revogou a opção gestionária que adotara em março daquele ano.

Trabalhadores de Tomar começam a receber retroativos
Notícias ao Minuto

17:32 - 27/04/15 por Lusa

País Autarquia

Em comunicado, o município recorda que, em dezembro de 2014, o Tribunal deu razão ao Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) que havia contestado a revogação da opção gestionária para efeitos de progressão na carreira dos trabalhadores da autarquia que, a 18 de março de 2010, o executivo então liderado por Côrvelo de Sousa (PSD), deliberou aplicar aos funcionários.

A 15 de dezembro do mesmo ano, o mesmo executivo deliberou por maioria (com os votos contra do PS), revogar a decisão, o que levou o STAL a intentar uma ação no Tribunal Administrativo de Leiria, cuja decisão veio dar razão aos trabalhadores.

A nota afirma que em janeiro último, a Câmara decidiu não contestar a sentença e deliberou implementar a opção gestionária, tendo procedido ao reposicionamento remuneratório aos trabalhadores visados em fevereiro, começando este mês a pagar faseadamente os retroativos devidos, que ascendem a um valor global da ordem de um milhão de euros.

"Assim, para além de garantir um aumento salarial destes 259 trabalhadores, que representam quase metade dos funcionários, o município está a introduzir na economia local um valor superior a 37.000 euros mensais", afirma o comunicado.

A autarquia considera que "o investimento nos seus recursos humanos é, não só da mais elementar justiça, como uma forma de motivação para aqueles que diariamente ajudam a desenvolver o concelho, e com o qual todo o concelho ganha, pois é mais dinheiro que entra, essencialmente, na economia local", acrescenta.

Apesar de a ação em tribunal ter sido movida pelo STAL em representação de uma centena de trabalhadores, a presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas (PS), entendeu que "seria errado não a considerar estendida a todos os trabalhadores" afetados pela medida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório