Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Fique atento ao que acontecerá hoje

O economista Thomas Piketty, autor do livro "O Capital no Século XXI", estará em Lisboa hoje onde dará uma conferência ao fim do dia na Fundação Calouste Gulbenkian. Da sua agenda fazem parte encontros com o secretário-geral do PS, António Costa, o dirigente do Livre Rui Tavares e o ex-reitor Sampaio da Nóvoa.

Fique atento ao que acontecerá hoje
Notícias ao Minuto

06:23 - 27/04/15 por Lusa

País Agenda

"O Capital no Século XXI", a obra que o tornou Piketty conhecido internacionalmente, vendeu cerca de 1,5 milhões de exemplares.

Traduzido em várias línguas, o livro foi sobretudo um êxito de vendas nos Estados Unidos, onde Piketty foi convidado a reunir-se com conselheiros do Presidente Barack Obama.

Neste livro, o autor percorre mais de três séculos para analisar dados de 20 países, discernindo padrões socioeconómicos fundamentais.

Em Nova Iorque, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, inicia uma visita de 48 horas, onde irá manter reuniões individuais com algumas das maiores "private equity" (fundos de investimento) do mundo e vai encontrar-se com potenciais investidores.

A delegação portuguesa, composta ainda pelo secretário de Estado do Investimento, Inovação e Competitividade, Pedro Gonçalves, e pelo presidente do Aicep, Miguel Frasquilho, irá apresentar as condições de investimento em Portugal.

Na capital financeira norte-americana, o vice-primeiro-ministro será ainda o orador principal convidado na Reunião das Câmaras Portuguesas no Estrangeiro, onde estarão representadas 17 câmaras, de 11 países.

A agenda de trabalho inclui ainda contactos com alguns dos projetos empresariais de portugueses e luso-descendentes na cidade norte-americana.

O Tribunal Arbitral do CES, Conselho Económico e Social, inicia hoje o processo de arbitragem obrigatório para determinar os serviços mínimos para a greve dos pilotos da TAP e da PGA.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) marcou uma greve de 10 dias, com início a 01 de maio, para a TAP e a Portugália contra o impasse negocial e a reposição de direitos e regalias.

Este Tribunal Arbitral vai ter como árbitro presidente Luís Menezes Leitão, como árbitro da parte trabalhadora Eduardo Allen e como árbitro da parte empregadora Carlos Proença.

Hoje, também é notícia: DESPORTO

O Moreirense e o Sporting vão fechar a 30.ª jornada da I Liga de futebol, num encontro em que as duas formações pouco têm jogo, já que têm as suas posições na pauta classificativa praticamente definidas.

Instalado no terceiro lugar, a ainda distantes nove pontos do FC Porto, segundo, e com nove para o quarto, o Sporting de Braga, o Sporting desloca-se a Moreira de Cónegos sem pressão e já com possibilidades de começar a ensaiar a final da Taça de Portugal, para a qual está apurado.

Por seu turno, o Moreirense é um tranquilo 11.º classificado com 36 pontos e muito dificilmente conseguirá recuperar para ameaçar o sexto lugar, ocupado pelo Belenenses com 43 pontos.

LUSOFONIA e MUNDO

O Parlamento Europeu (PE) inicia hoje uma sessão plenária, em Estrasburgo, dominada pelo debate, na quarta-feira, sobre a vaga de imigrantes no Mediterrâneo e a melhor forma de evitar mortes no mar.

O PE tem apelado a ações concretas da União Europeia e dos Estados-membros para travar a perda de vidas no mar e a uma política de imigração e asilo mais humana, temas que são debatidos com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, na quarta-feira.

Os eurodeputados vão avaliar se o plano de ação de dez pontos sobre migração apresentado pela Comissão é uma resposta adequada e suficiente a estas tragédias e os resultados da reunião dos líderes europeus de 23 de abril, seguindo-se a votação de uma resolução.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, efetua hoje a sua primeira vista oficial a Portugal desde que assumiu funções em outubro, tendo agendados encontros separados com o chefe da diplomacia, Presidente da República, primeiro-ministro e ministro da Defesa.

Ex-primeiro-ministro norueguês e líder do Partido Trabalhista, Stoltenberg tem a chegada prevista a Lisboa pelas 10:15, estando agendada de seguida uma reunião com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Ainda da parte da manhã o secretário-geral da NATO é recebido em audiência pelo Presidente da República Cavaco Silva, antes do encontro com o primeiro-ministro previsto para as 12:50, seguindo-se um almoço de trabalho.

De seguida, Stoltenberg deverá dirigir-se com a sua comitiva ao Forte São Julião da Barra, para uma reunião com o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, antes da sua partida de Lisboa.

PAÌS

O Tribunal de Gaia começa hoje a julgar os quatro militares acusados de conduta negligente associada à queda fatal de uma jovem no quartel da Serra do Pilar, em 2011, durante o Dia da Defesa Nacional.

O caso remonta a 20 de maio desse ano, quando Ana Rita Lucas, de 18 anos, caiu de uma altura de cinco a sete metros ao fazer slide no Regimento da Serra do Pilar, acabando por morrer nesse dia no hospital.

Após a investigação e um primeiro relatório feito pela Faculdade de Engenharia, o Ministério Público acusou os quatro militares (um sargento, um primeiro cabo e dois soldados) envolvidos na montagem e vigilância do equipamento pelo crime de homicídio por negligência grosseira (punido com pena de prisão até cinco anos), considerando que a queda ocorreu por "falta de cuidado".

O início do julgamento esteve agendado para 08 de abril de 2013, mas a falta de uma nova peritagem, pedida por um dos arguidos que queria averiguar o motivo da alegada rutura/fratura dos filamentos do cabo usado no slide, levou ao seu adiamento 'sine die'.

SOCIEDADE

O prazo de reclamação junto dos serviços do Ministério de Educação e Ciência (MEC), quanto aos resultados das listas provisórias dos concursos de professores, termina hoje, mas, contra "as injustiças" dos concursos, há professores que decidiram avançar para tribunal.

O MEC divulgou as listas ao final do dia de segunda-feira passada, explicando depois, em comunicado, que recebeu 33.465 candidaturas de professores sem vínculo para as quase 1.500 vagas para entrar nos quadros, através do concurso que dá prioridade a quem tem, pelo menos, cinco contratos consecutivos.

A associação que representa os professores contratados contestou o resultado das listas provisórias, afirmando que perpetuam injustiças, ao deixarem de fora muitos profissionais com 10, 15 e 20 anos de serviço.

A Federação Nacional dos Professores estimou, em cerca de 20 mil docentes, o total dos que foram ultrapassados, por colegas com menos tempo de serviço. Com base neste argumento, o Sindicato Nacional dos Professores Licenciados vai avançar para tribunal contra o Ministério da Educação.

O escritor Herberto Helder, falecido em março, vai ser alvo de uma homenagem no Cinema Medeia Monumental, em Lisboa, num programa especial sobre a sua relação com o cinema.

A sessão tem por título "Memória, montagem", vindo de um texto incluído no livro "Photomaton & Vox", e decorre a partir das 21:00, começando pela intervenção "Uma espécie de Cinema das Palavras", pela ensaísta Rosa Maria Martelo, autora do livro "Cinema da poesia". Segue-se a leitura de poemas, pelo ator e encenador Diogo Dória, e a exibição da curta-metragem "As deambulações do Mensageiro Alado", de Edgar Gonsalves Preto, produzida em 1969, na qual surge Herberto Helder.

No fecho da sessão será projetado o filme "Dois vultos na Paisagem", filme de Joseph Losey, sobre o qual escreveu o poeta: "Em 'Figures in a Landscape', de Losey, quase se não dá por nada. Mas é-se atingido em cheio. Percebe-se tudo: a nossa mesma agonia. Por exemplo: como a fluidez pode ser cruel", escreve Herberto Helder, no texto "Memória, montagem". "Photomaton & Vox", que Herberto Helder publicou em 1979, expõe uma relação estreita do poeta com o cinema. "Qualquer poema é um filme", escreve nesta obra.

A 16.ª edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL) inicia hoje a fase de competição, com onze peças a apresentar no Teatro do Bairro, no Teatro Estúdio-Mário Viegas e no Palácio Burnay, até ao próximo dia 13 de maio.

Entram nesta competição o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) e o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), o arTEC e o GTL, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico(GTIST), o Teatro da Academia da Universidade de Viseu, o Noster, da Universidade Católica de Lisboa, o Sin-Cera, da Universidade do Algarve, as formações do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL) e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, assim como o Teatro Universitário do Porto (TUP).

Mia Couto, Franz Xaver Kroetz, José Martins Garcia, Raquel S., Alejandro Jodorowsky, Sófocles e Aristófanes são alguns autores encenados, a par de peças de criação própria dos grupos de teatro.

A mostra de teatro universitário abriu no passado dia 22, reúne cerca de duas dezenas de grupos, de universidades portuguesas e espanholas, e termina a 16 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório