Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"A Agência Espacial Europeia perdeu um amigo"

O contributo científico de Mariano Gago é elogiado num comunicado assinado pelo Diretor-Geral da Agência Espacial Europeia.

"A Agência Espacial Europeia perdeu um amigo"
Notícias ao Minuto

13:39 - 26/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Homenagem

A Agência Espacial Europeia prestou homenagem a Mariano Gago, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, que faleceu na última semana, aos 66 anos.

“No passado dia 17 de abril de 2015 a comunidade espacial em Portugal, na Europa e em todo o mundo perdeu um amigo”, pode ler-se numa nota assinada pelo Diretor-Geral da Agência Espacial Europeia (ESA), Jean-Jacques Dordain, hoje publicada no jornal Público.

O comunicado destaca o papel de Mariano Gago na liderança dos processos de adesão de Portugal à ESA, mas também ao CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e ao Observatório Europeu do Sul.

É ainda elogiado o papel desempenhado na formação de jovens que em 1998 fez com que a ESA começasse a receber estagiários portugueses. De 2000 a 2009, foram apresentadas à ESA 538 candidaturas: 128 foram aceites e 77 terminaram o estágio.

“José Mariano Gago deixou um legado muito significativo no desenvolvimento da ciência, tecnologia e espaço em Portugal, resultado de um esforço político, bem como científico, notável”, conclui a nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório