Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Cannabis levou mais de 1.400 pessoas a procurar tratamento

Cerca de 50 mil portugueses consomem cannabis diariamente. Começar a fumar sozinho e com maior frequência é um dos principais sinais de dependência.

Cannabis levou mais de 1.400 pessoas a procurar tratamento
Notícias ao Minuto

09:45 - 25/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Droga

A cannabis passou a ser a droga que leva mais portugueses a procurar, pela primeira vez, tratamento por dependência, ultrapassando a heroína.

Segundo o Expresso, em 2013, ano a que reportam os últimos números disponíveis do Observatório Europeu d Droga e Toxicodependência, 1.463 pessoas estavam ser tratadas contra a dependência face a esta droga leve.

“A ideia de que a cannabis não provoca dependência é um mito. Não há uma dependência física, mas uma dependência psicológica”, explica o presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), João Gulão, em declarações ao jornal.

Números do SICAD revelam ainda que cerca de 50 mil portugueses fumavam ‘charros’ quatro ou mais vezes por semana, dos quais um por cada 100 está a receber tratamento, sendo uma das taxas mais baixas da Europa.

João Gulão lembra ainda que a cannabis que atualmente circula entre os consumidores é cada vez mais “potente e perigosa”, já que, graças à manipulação genética, alguma estripes têm hoje sete vezes mais THC, a substancia psicoativa que produz o efeito da droga, do que a planta no seu estado natural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório