Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Cargueiro com bandeira nacional originou naufrágio?

O naufrágio aconteceu no domingo, envolvendo 900 imigrantes. Matou 800.

Cargueiro com bandeira nacional originou naufrágio?
Notícias ao Minuto

10:18 - 21/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Mediterrâneo

O naufrágio que aconteceu no Mediterrâneo poderá ter sido causado por um cargueiro de bandeira portuguesa, segundo testemunhos dos sobreviventes que chegaram na segunda-feira à noite a Sicília.

A CNN dá de conta que “quando estavam próximos, os dois barcos – o pequeno e o grande – chocaram. E foi tudo pelos ares”, indica a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Carlotta Assami.

“O que eles nos dizem também é que houve um ponto em que estavam muito próximos e, provavelmente, o que aconteceu foi que um navio grande provocou uma grande onda e o pequeno perdeu estabilidade. Eles disseram-nos também que as pessoas estavam em três níveis diferentes, dentro do navio”, explica.

Ao que tudo indica, o cargueiro com bandeira portuguesa foi o primeiro a chegar, após um pedido de ajuda da Guarda Costeira italiana, segundo o comandante Paulo Vicente, porta-voz da Marinha Portuguesa.

“Um dos navios que está envolvido neste processo de busca e salvamento marítimo tem bandeira portuguesa. O navio é chamado ‘King Jacob’, é um tipo de cargueiro com quase 10 mil toneladas de carregamento”, disse.

No entanto, em declarações à Renascença, o porta-voz da empresa proprietária do ‘King Jacob’, Mark Clark, explica que “o cargueiro ia a velocidade muito reduzida quando chegou à área e não podia ter provocado grandes ondas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório