Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

A história dos que morreram na revolução sem sangue

Fernando dos Reis, Fernando Gesteiro, João Arruda e José Barnetto morreram no dia mais feliz das suas vidas: 25 de Abril de 1974.

A história dos que morreram na revolução sem sangue
Notícias ao Minuto

08:33 - 25/04/15 por Notícias Ao Minuto

País 25 de Abril

O jornal i recorda os heróis esquecidos da revolução que continua a ser conhecida pelo não derramamento de sangue.

A revolução “com cravos em vez de balas, com tanques onde soldados partilharam uma ideia de futuro com a população, em vez de confrontos” é conhecida como a 'Revolução Sem Sangue'. Mas isso não é verdade, como lembra o jornal i. Morreram quatro pessoas. Fernando dos Reis, Fernando Gesteiro, João Arruda e José Barnetto são os heróis involuntários e esquecidos daquele que foi o dia mais feliz das suas vidas.

Ao que se sabe, como apurou o i, saíram do lugar onde dormiam com o entusiasmo próprio dos que sentem viver um momento histórico. Dirigiram-se para o Chiado, Rua António Maria Cardoso, sede da PIDE. Dezenas, talvez centenas, de pessoas tiveram a mesma ideia. Já depois de ter sido conhecida a rendição de Marcello Caetano, os agentes da PIDE/DGS, sentindo-se cercados pelo povo, abriram fogo.

“Quem lá esteve fala de gritos, pânico, confusão”. Muita gente ficou no chão, ferida. Entre esses, as quatro vítimas mortais da revolução, que viram a liberdade morrer no dia em que nasceu. O mais novo tinha 18 anos e o mais velho 37.

Apesar de não se saber muito sobre estes jovens, o i conta que, João Arruda (20 anos) era um jovem açoriano a estudar em Lisboa e era admirador de Martin Luther King.

O mais novo, Fernando Gesteiro, era transmontano e trabalhava como empregado de escritório. Gozava ainda da proteção do núcleo de Montalegre, “terra de gente que se jura íntegra e corajosa”.

Fernando Reis, soldado da primeira companhia de Penamacor. O mais velho, José Barnetto, natural de Vendas Novas. Entre os esquecidos, a quem o tempo fez ocultar, ficam também os muitos feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório