Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Cada euro investido numa IPSS mais do que duplica o retorno

Cada euro investido nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos municípios de Idanha-a-Nova, Macedo de Cavaleiros, Montijo e Peniche gera, no mínimo e em média, 2,46 euros de benefícios sociais, revela um estudo da CNIS.

Cada euro investido numa IPSS mais do que duplica o retorno
Notícias ao Minuto

07:10 - 21/04/15 por Lusa

País IPSS

As conclusões fazem parte do estudo "Impactes Económico e Social das IPSS", encomendado pela Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), que teve por objetivo demonstrar a mais-valia destas instituições, tendo por base dois concelhos do interior e dois concelhos do litoral.

Segundo a assessora da CNIS Palmira Macedo, o estudo concluiu que, no total das IPSS dos quatro municípios em análise, "cada euro investido gera, no mínimo, 2,46 euros de benefícios sociais".

Analisando as diferentes respostas sociais, os valores aumentam para 3,93 euros no caso das creches e jardins-de-infância, 4,23 euros, nos Lares de Idosos, e 5,68 euros em relação aos Serviços de Apoio Domiciliário (SAD).

Palmira Macedo explicou que se trata de valores médios, já que o impacto relativo das IPSS é maior nos concelhos do interior.

A assessora da CNIS adiantou também que "a atividade das IPSS nestes municípios induz a um aumento de 3% do total da produção, a 9% do total de valor acrescentado bruto e 6% do total do emprego".

Outros resultados e os valores específicos para cada município serão conhecidos hoje na apresentação do estudo, em Idanha-a-Nova, no Centro Cultural Raiano, pelas 15:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório