Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Hospital diz que foi enfermeira que escolheu espremer mamas

O Hospital de Santo António, no Porto, já reagiu à denúncia publicada pelo jornal Público que dá conta de que uma enfermeira dessa unidade teve que espremer as mamas para provar que ainda estava a amamentar.

Hospital diz que foi enfermeira que escolheu espremer mamas
Notícias ao Minuto

15:05 - 20/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Reação

Numa conferência de imprensa, o Hospital de Santo António, no Porto, confirmou o caso denunciado pelo jornal Público e que dá conta de que uma das enfermeiras da unidade hospitalar tive que espremer as mamas para fazer prova de que ainda estava a amamentar.

Segundo a Rádio Renascença (RR), a funcionária dirigiu-se à junta médica depois de o Hospital de Santo António não ter confiado apenas na declaração médica. Contudo, o presidente do Conselho de Administração desse hospital, Sollari Allegro, diz que foram dadas "três alternativas" e que foi a própria enfermeira a escolher espremer as mamas para comprovar que continuava em fase de amamentação.

“Uma era a expressão mamária, a segunda era um esvaziamento com bomba e a terceira era o doseamento da prolactina. Aquilo foi feito por escolha das pessoas, sendo feito sempre por uma médica. Foi opção delas, é esse o protocolo”, disse Allegro em conferência de imprensa, frisando que “o Conselho de Administração não pediu nada em específico, pediu que se estabelecesse um protocolo que verificasse essa situação”.

Sobre o facto de a instituição ter desconfiado de um atestado médico, Allegro diz que se trata de uma situação “desagradável”, mas que “também não é muito honesto estar a aproveitar de uma facilidade da lei e estar três e quatro anos [em horário reduzido] como sucede”, lê-se no site da RR.

A situação a que esta enfermeira se sujeitou foi revelada pelo Público, que dá ainda conta de mais um caso, mas este último no Hospital de São João.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório