Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Monumento nacional com 500 anos foi destruído

O monumento junto ao mosteiro de Leça do Balio poderá não ter restauro, segundo a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN).

Monumento nacional com 500 anos foi destruído
Notícias ao Minuto

08:46 - 20/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Leça do Balio

O cruzeiro de Leça do Balio com 500 anos, classificado como monumento nacional em 1910, foi alvo de vandalismo. O crucifixo que se encontrava em cima da escultura foi partido e não é certo que possa vir a ser restaurado.

O topo do pilar que continha a imagem de Jesus na cruz já tinha sinais de vandalismo e de degradação, mas foi na semana passada, de sábado para domingo, que o crucifixo caiu ao chão e partiu-se em pedaços, informa o Jornal de Notícias.

O estado bastante danificado da obra não deverá permitir um restauro, segundo a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN).

“O cruzeiro é um monumento muito importante para Matosinhos e faz parte de um conjunto patrimonial classificado como monumento nacional. A concretizar-se a sua destruição, será uma perda enorme para o concelho”, afirma o vereador da cultura da Autarquia, Fernando Rocha.

O cruzeiro do início do século XVI já tinha sido vandalizando no século XX. Mas em 1966 foi restaurado e recolocado a sul do mosteiro de Leça do Balio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório