Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta na Horta

A cidade da Horta, na ilha do Faial, grupo central dos Açores, apresenta hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

Risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta na Horta
Notícias ao Minuto

06:09 - 20/04/15 por Lusa

País Açores

De acordo com o IPMA, também as regiões de Bragança, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, nos Açores, apresentam hoje risco alto de exposição à radiação UV.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do litoral e a partir da tarde nas regiões do interior, e vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral durante a tarde.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do litoral e subida da máxima.

No sul prevê-se céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde, vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 9 e 20 graus Celsius, no Porto entre 7 e 18, em Vila Real entre 5 e 21, em Bragança entre 3 e 20 em Viseu entre 4 e 19, em Castelo Branco entre 7 e 22, na Guarda entre 5 e 17, em Coimbra entre 7 e 20, em Évora entre 6 e 23, em Beja entre 7 e 23 e em Faro entre 12 e 22.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório