Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Liga e sindicato querem negociação de acordo coletivo

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) acordaram hoje que vão requerer, enquanto mandatários das entidades que representam, um processo de conciliação para negociar um acordo coletivo no setor.

Liga e sindicato querem negociação de acordo coletivo
Notícias ao Minuto

21:46 - 19/04/15 por Lusa

País Bombeiros

Num comunicado hoje divulgado, no final do 2.º Encontro Nacional de Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias, que decorreu em Ermesinde, as duas entidades consideram que este acordo "é uma prova da urgência e da necessidade da união da classe".

O SNBP recorda, no comunicado, que este acordo com a LBP "é o corolário de uma luta difícil, que dura há quase uma década".

A entidade sublinha a importância deste acordo "numa altura em que as medidas do governo prejudicam gravemente os bombeiros profissionais, nomeadamente nos salários, assistência familiar, situação médica e medicamentosa e outras situações graves que se refletem na vida profissional e familiar".

Os bombeiros elencam, no comunicado, o que pretendem: a uniformização da carreira, o reconhecimento da profissão como sendo de risco e de desgaste rápido, seguros que salvaguardem toda a atividade, vencimentos e carreira dignos, reconhecimento da carreira, e um regime específico de aposentação.

"Exigir e exercer os nossos direitos é a melhor garantia para a nossa defesa e a das populações, e por isso denunciamos a falta de bombeiros profissionais em todo o país", alertam, no comunicado.

Na reunião de hoje foi ainda decidido pedir reuniões ao ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, para debater, entre outros, um regime especial de aposentação, e ao Inspetor-Geral do Trabalho "para sensibilizar esta instituição a atuar de forma célere sempre que os direitos laborais dos trabalhadores das associações sejam atropelados".

Também vão pedir reuniões ao Ministério da Administração Interna, que tutela os bombeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório