Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Politécnicos juntam-se a paragem de cinco minutos na segunda-feira

O conselho coordenador dos politécnicos anunciou hoje que se vai juntar na segunda-feira à homenagem de centros de investigação e faculdades ao antigo ministro da Ciência Mariano Gago, falecido na sexta-feira.

Politécnicos juntam-se a paragem de cinco minutos na segunda-feira
Notícias ao Minuto

19:47 - 19/04/15 por Lusa

País Mariano Gago

"O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) convida todos os seus membros a associarem-se a toda a comunidade científica, parando as suas atividades durante cinco minutos na segunda-feira, dia 20 de abril, pelas 12h00, concentrando as comunidades em frente das portas principais das respetivas instituições", vinca a entidade em nota de imprensa hoje divulgada.

José Mariano Gago, frisa o CCISP, "percebeu a importância do ensino superior politécnico para as regiões e para o país" e foi uma pessoa "intelectualmente brilhante, que se entregou à causa pública e que conquistou, com a sua humildade e simplicidade, respeito, admiração e muitos amigos".

Com a homenagem de segunda-feira, a comunidade científica quer assinalar a passagem e o contributo para a ciência portuguesa de Mariano Gago, que morreu na sexta-feira, aos 66 anos, vítima de morte súbita, depois de quase dois anos de luta contra o cancro.

"O professor Mariano Gago impulsionou e marcou profundamente a ciência em Portugal nas últimas décadas, contribuindo decisivamente enquanto presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia e ministro da Ciência para o desenvolvimento do sistema científico nacional em muitas das suas vertentes", adianta o grupo de cientistas e investigadores de vários centros de investigação e faculdades do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório