Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Festa da Flor é "sucesso à escala global"

O presidente cessante do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje que a Festa da Flor, organizada pela secretaria regional da Cultura, Turismo e Transportes "é um sucesso à escala global".

Festa da Flor é "sucesso à escala global"
Notícias ao Minuto

18:14 - 19/04/15 por Lusa

País Jardim

A Festa da Flor tornou-se num sucesso à escala global, está, aqui, gente de todo o mundo e consta já dos principais programas de lazer em toda a Europa", disse Alberto João Jardim que, segunda-feira, deixa de ser presidente do Governo Regional, funções que exerceu durante 37 anos consecutivos, sempre sufragado por eleições.

Milhares de pessoas, entre residentes e turistas, aglomeraram-se hoje ao longo da Avenida do Mar até à praça com o mesmo nome, na cidade do Funchal, para assistirem à passagem do cortejo alegórico da Festa da Flor 2015, com 1.400 participantes, nove trupes e 315 mil euros de investimento público na animação interna do destino turístico Madeira.

À margem do cortejo e instado a comentar o que vai fazer após segunda-feira, Alberto João Jardim respondeu: "vou ser igual a qualquer cidadão, um cidadão que se preze está atento ao que se passa à sua volta".

"Como cidadão liberto de compromissos públicos, tenho outra liberdade para poder atuar militantemente em função dos meus ideais e os meus ideais foram, sempre, a luta contra o colonialismo", referiu.

"Vou-me dedicar a tudo aquilo que me apaixona, a luta política, o escrever, debates, tudo isso, não há planos", acrescentou, salientando não querer ter influência junto ao próximo Governo Regional, liderado pelo novo presidente do PSD, Miguel Albuquerque: "se tiver influência no Governo sou corresponsável pelo que se passar daqui para frente".

Alberto João Jardim disse ainda que vai escrever as suas memórias.

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante, afirmou, por seu lado, que "o objetivo da festa da flor está cumprido, a Madeira está cheia neste momento".

Conceição Estudante revelou inclusivamente que, reservas para grupos grandes, para a Festa da Flor 2016 "já há alguma dificuldade".

A Festa da Flor deste ano tem como tema "Madeira, primavera encantada", tendo reunido 1.400 pessoas no cortejo alegórico que exibiu vários temas, todos subordinadas à beleza e diversidade de espécies de flores: "Madeira, Berço da primavera" (grupo João Egídio Andrade Rodrigues); "Madeira é?" (Associação Desportiva Cultural e Recreativa Bairro da Argentina); "A Dança das Flores" (Sorrisos de Fantasia); "Mil Cores" (Isabel Borges); "Madeira - Paraíso de Flores" (Escola de Samba Caneca Furada); "Jardim de Hortênsias" (Associação de Animação Geringonça); "Nas asas das borboletas" (Fábrica de Sonhos); "O despertar da primavera" (Turma do Funil) e "Madeira o Reino Mágico das Flores" (grupo Associação Fura Samba).

A ocupação hoteleira, segundo o organismo regional do turismo, é de 100 por cento, patente nos inúmeros turistas que ladeavam a via do cortejo com máquinas fotográficas e de filmar ou recorrendo aos telemóveis para perpetuarem os instantes deixados pelas coreografias dos participantes e pela multiplicidade de flores, suas cores e fragrâncias, que se "exibiam" no desfile.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório