Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Doentes que precisem de radioterapia têm de viajar para o Continente

O Centro de Radioterapia dos Açores está agora a ser construído em Ponta Delgada.

Doentes que precisem de radioterapia têm de viajar para o Continente
Notícias ao Minuto

16:06 - 19/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Açores

Os tratamentos de radioterapia são bastante comuns em Portugal Continental mas não existem nos Açores, o que leva os doentes a terem de viajar para lutarem contra o cancro.

A Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) tem um centro de acolhimento no Hospital de S. João, no Porto, e esta é a 'casa' de muitos açorianos que necessitam de tratamentos. Dos 10 quartos reservados para pessoas que vêm de longe, oito são para provenientes dos Açores, devido a um acordo entre a LPCC e o Governo Regional dos Açores.

O Governo Regional paga os tratamentos numa clínica privada, caso seja necessário, a viagem e um montante diário entre os 20 e os 26 euros, que servem para pagar alojamento e alimentação. O acordo entre entidades trouxe mais conforto para alguns doentes açorianos.

Vítor Veloso, secretário-geral da LPCC, justifica a parceria por o acolhimento ser “dramático”, já que as pessoas “iam para pensões miseráveis”.

Cristina Monteiro, funcionária da unidade de cuidados oncológicos, acredita que esta opção foi bastante favorável aos doentes, que para além de terem de se deslocar e ficar longe da família, ainda tinham de viver sem conforto. “Além de ser gratuito, não é deprimente. Estão todos juntos e ajudam-se muito”, explica a funcionária.

O Centro de Radioterapia dos Açores já está a ser construído em Ponta Delgada e deverá começar a funcionar até ao fim do ano, evitando a deslocação dos doentes oncológicos ao Continente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório