Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Morreu o ex-governante Mariano Gago

Faleceu esta sexta-feira o antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago. A notícia está a ser pela RTP.

Morreu o ex-governante Mariano Gago
Notícias ao Minuto

18:05 - 17/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Óbito

Morreu o antigo ministro Mariano Gago. O antigo governante, que teve a seu cargo a pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tinha 66 anos.

O ex-governante faleceu hoje, de repente, depois de cerca de dois anos de combate ao cancro.

Gago ocupou esta pasta durante o mandato de José Sócrates à frente do Governo, entre 2005 e 2011. Antes tinha ocupado o cargo ministerial no Executivo de António Guterres, entre 1995 e 2002, ficando responsável pela pasta da Ciência e da Tecnologia.

Mariano Gago era físico de formação, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, em 1971. Doutorou-se, depois, em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Paris, em 1976.

Em 1992, recebeu o título de Comendador da Ordem de Sant'Iago da Espada.

José Mariano Rebelo Pires Gago nasceu em Lisboa, a 16 de maio de 1948, encontrava-se doente com cancro, mas terá sido vítima de morte súbita, disse à Lusa a sua secretária nos últimos 30 anos, Maria José Miguel.

Mariano Cago, o homem da Ciência e Ensino

Nascido em Lisboa, em 1948, José Mariano Rebelo Pires Gago licenciou-se em engenharia eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, em 1971, e foi ministro nos governos do Partido Socialista, liderados por António Guterres e por José Sócrates.

Foi um ativo promotor da ciência, do conhecimento da história dos processos e métodos científicos, da educação e da divulgação científicas em Portugal, tendo sido um dos responsáveis pela criação da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, gestora da rede de Centros Ciência Viva.

Presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, entre 1986 e 1989, e membro da Academia Europeia de Ciência (Academia Europaea), fundada em 1988, Mariano Gago foi agraciado com o título de Comendador da Ordem de Sant'Iago da Espada, em 1992.

Doutorado em Física pela Universidade de Paris, desenvolveu a sua investigação na área da física de partículas e foi professor catedrático no Instituto Superior Técnico.

Mariano Gago foi ministro da Ciência e Tecnologia, entre 1995 e 2002, nos Governos socialistas de António Guterres e, entre 2005 e 2011, nos dois governos de José Sócrates, foi ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Enquanto ministro, Mariano Gago determinou o encerramento compulsivo da Universidade Internacional, por "falta de viabilidade económico-financeira", da Universidade Moderna, alegando também falta de viabilidade económico-financeira e grave degradação institucional, e da Universidade Independente, invocando vazio de poder na direção, instabilidade, falta de qualificação dos professores e ausência de rigor na apreciação das candidaturas.

Como ministro privilegiou ainda protocolos com grandes instituições norte-americanas para programas de investigação avançada, nomeadamente com o Massachussets Institute Tecnology (MIT), Carnegie Mellon University (CMU) e Universidade do Texas em Austin.

Em 2011, regressou ao Laboratório de Instrumentação e Física de partículas, instituição que dirigia, e ao Instituto Superior Técnico.

[notícia atualizada às 19h33]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório