Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo constitui grupo de trabalho para alimentação artificial da costa

O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia criou um grupo de trabalho para desenvolver as "diligências necessárias à preparação" da primeira grande alimentação de areia nas zonas costeiras, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.

Governo constitui grupo de trabalho para alimentação artificial da costa
Notícias ao Minuto

11:04 - 17/04/15 por Lusa

País Ambiente

Com 12 elementos e coordenação de César Andrade, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a tutela decidiu a "constituição de um grupo de trabalho que desenvolva as diligências necessárias à preparação da execução de uma primeira ação de alimentação de elevada magnitude de areia ("shot" de areias) na zona costeira mais exposta à ação do mar" até 15 de julho.

Lembrando a conclusão do Grupo de Trabalho para o Litoral de que a "evolução recente da linha de costa de Portugal continental se relaciona, fundamentalmente, com a existência de um défice sedimentar significativo", a tutela notou que a gestão das areias deve "assumir um papel primordial nas estratégias de intervenção e mitigação do processo erosivo".

Como atuações complementares para reduzir o risco costeiro foram indicadas a alimentação artificial, para reduzir a erosão, e uma ação sobre a ocupação.

O Ministério considerou que a gestão da alimentação artificial "exige o desenvolvimento de um modelo de gestão interinstitucional para o conjunto de instituições envolvidas" - Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e as entidades que tutelam os portos.

Além do coordenador, a equipa integra também Rui Taborda, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, dois representantes da APA e três representantes de entidades da área das infraestruturas, transportes e comunicações, incluindo o Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Para o grupo são ainda integrados três representantes de entidades da área do Mar, como a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, um representante do Instituto Hidrográfico e um representante da Secretaria de Estado do Ambiente.

O grupo terá de identificar os locais prioritários para as intervenções e as possíveis origens das areias a utilizar, preferencialmente pontos de dragagem em áreas portuárias e/ou zonas de acumulação de areias na margem.

Na lista de funções ficaram as análises dos custos envolvidos e das possíveis fontes de financiamento e das bases para "criação de mecanismos de colaboração entre as entidades portuárias e a Autoridade Nacional da Água, de forma a assegurar que as dragagens nos portos são articuladas com a necessidade de reforço do trânsito sedimentar litoral".

O trabalho desenvolvido deve ser apresentado até 15 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório