Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mesma empresa investigada nos casos Sócrates e Vistos Gold

A Inteligent Life Solutions apresenta-se como uma empresa de prestação de serviços de consultoria ligados à área da saúde.

Mesma empresa investigada nos casos Sócrates e Vistos Gold
Notícias ao Minuto

13:00 - 17/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Inteligent Life Solutions

A Inteligent Life Solutions (ILS) encontra-se entre dois casos mediáticos: a empresa está a ser investigada no âmbito da Operação Marquês, que envolve o antigo primeiro-ministro José Sócrates, mas também é referida na investigação ao caso que envolve a atribuição de Vistos Gold.

No caso dos Vistos Gold, em causa está um contrato assinado entre a ILS e o ministério da Saúde líbio, que permitiu trazer durante 2014 dezenas de feridos de guerra líbios a Portugal, por períodos de três meses, com o intuito de serem tratados em hospitais Públicos.

Escreve o Diário de Notícias que o Ministério Público alegou, no Tribunal da Relação de Lisboa, que a ILS terá beneficiado de uma rápida de emissão de vistos para estes cidadãos líbios. Para tal, acusa-se, o antigo ministro da Administração Interna Miguel Macedo terá dado instruções ao antigo diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras Manuel Palos para apressar o processo de atribuição de vistos.

Já no caso que envolve o antigo-primeiro-ministro, a ILS surge associada a Carlos Santos Silva, o empresário e amigo de José Sócrates. Neste caso, o que está em causa é um contrato de prestação de serviços a uma empresa do grupo Lena. Desta forma terá sido assegurado o pagamento de uma segunda remuneração a José Sócrates, que acumulou os 12.500 euros recebidos da Octapharma com outros 12.500 euros de uma sociedade de Paulo Lalanda de Castro, adianta o mesmo jornal.

Paulo Lalanda de Castro, saliente-se, é arguido na Operação Marquês, enquanto responsável da Octapharma, a empresa que contratou José Sócrates depois de este ter saído do poder. O advogado de Paulo Lalanda de Castro,, Ricardo Sá Fernandes, adiantou ao Diário de Notícias que o seu cliente não foi ouvido neste processo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório