Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Loures quer plano municipal para melhorar integração de imigrantes

A Câmara de Loures pretende elaborar até ao final de junho um plano municipal que ajude a melhorar a integração dos imigrantes no concelho e a combater os preconceitos relativos a estas comunidades.

Loures quer plano municipal para melhorar integração de imigrantes
Notícias ao Minuto

09:44 - 11/04/15 por Lusa

País Junho

O projeto é promovido em parceria com entidades locais e financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), através do Alto Comissariado para as Migrações.

Em declarações à agência Lusa, a vereadora com o pelouro da Coesão Social na Câmara de Loures, Maria Eugénia Coelho, explicou que este plano municipal, que deverá estar concluído até ao dia 30 de junho, visa, na prática, "definir uma estratégia de atuação junto das comunidades imigrantes".

"Está numa fase de construção e será importante contar com o apoio das várias entidades locais que trabalham juntos dos imigrantes. A ideia é que possamos potenciar aquilo que já se faz, introduzindo as alterações que sejam necessárias", explicou a autarca.

Nesse âmbito, Maria Eugénia Coelho referiu que decorre atualmente um inquérito 'online', destinado a todos os residentes no concelho de Loures e que visa ajudar a construir o plano municipal.

"Está a ser feito um diagnóstico por uma equipa do ISCTE [Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa] que pretende servir de base à construção deste plano", apontou.

Segundo a autarca, o combate ao preconceito, o respeito pela diversidade cultural, o reforço da coesão social e as melhorias no processo de acolhimento e integração são os grandes objetivos do plano.

De acordo com os Censos de 2011, residem no concelho de Loures 16.658 imigrantes, o que representa 8,12% da população do município.

Os dados referem ainda que a maior parte dos imigrantes é originária do Brasil, de Cabo Verde e de Angola.

À semelhança de Loures, outros municípios portugueses estão a elaborar plano municipais para a integração das comunidades imigrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório