Tráfico de influências por SMS entre altos quadros do Estado

Conteúdo de várias mensagens trocadas entre o ex-presidente IRN e a ex-secretária-geral da Justiça mostram como ambos terão manipulado concursos da CRESAP.

--

©

Notícias Ao Minuto
09/04/2015 09:25 ‧ 09/04/2015 por Notícias Ao Minuto

País

Administração Pública

O Ministério Público está a investigar telefonemas e mensagens escritas trocadas entre a ex-secretária-geral da Justiça, Maria Antónia Anes, e António Figueiredo, ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

O conteúdo das mensagens trocadas indiciam um acordo de troca de favores entre dois altos quadros, suspeitos de manipularam concursos da CRESAP – entidade que seleciona e recruta candidatos para cargos de direção superior na Administração Pública.

Segundo o acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa, a que o i teve acesso, António Figueiredo e Maria Antónia Anes terão violado as regras do concurso em que o primeiro era candidato a presidente da IRN e de outro em que colegas seus concorriam ao cargo de vice-presidente daquele instituto.

A ex-secretária-geral da Justiça forneceu informações sigilosas a António Figueiredo que o favoreceram no concurso e ambos pediram um ao outro que exercessem a sua influência para favorecer determinados candidatos a cargos de na Administração Pública.

Maria Antónia Anes chegou a pedir ao ex-presidente do IRN que pedisse ao então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que ajudasse o “amigo” Humberto Meirinhos a chegar a secretário-geral do MAI.

Detidos no caso Vistos Gold, António Figueiredo está em prisão preventiva e Maria Antónia Anes em prisão domiciliária.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas