Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Pombal constrói emissário de 24 kms para rede de saneamento

A Câmara de Pombal vai lançar o concurso para a construção do emissário Carnide-Louriçal da rede de saneamento, com uma extensão 24 quilómetros, obra no valor de 3,5 milhões de euros, revelou hoje o vice-presidente da autarquia.

Pombal constrói emissário de 24 kms para rede de saneamento
Notícias ao Minuto

16:27 - 06/04/15 por Lusa

País Concurso

Pedro Murtinho destacou à agência Lusa a importância da obra, com um prazo de execução de 600 dias, pois dela "depende toda a rede de saneamento já existente e a que se venha a construir nas freguesias de Carnide, Ilha e Mata Mourisca, na zona oeste das freguesias de Pombal e de Almagreira, bem como parte da freguesia do Louriçal".

O emissário encaminhará os efluentes destas zonas para a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do Louriçal, onde serão tratados, e que se encontra em pleno funcionamento, declarou o autarca.

"Neste momento, estamos a falar, apenas, da componente gravítica, que será complementada com outra empreitada, a construção de duas estações elevatórias", declarou Pedro Murtinho.

O vereador esclareceu que o custo das estações "rondará os dois milhões de euros", sendo que o seu início arranca "quando estiver em curso metade da primeira empreitada".

"O objetivo é que as duas obras estejam concluídas na mesma altura, em meados de 2017", explicou, esclarecendo que com a construção do emissário "está prevista a desativação de três pequenas ETAR em Mata Mourisca, cujo desempenho é insatisfatório".

Pedro Murtinho realçou que o emissário é "importantíssimo", pois o município "pretende eliminar aquela rede tradicional das fossas séticas e dotar o concelho de uma rede de saneamento com tratamento com a maior amplitude possível".

"O investimento vai permitir que uma franja bastante considerável do concelho possa ter uma rede amiga do ambiente", referiu.

O vice-presidente do município esclareceu que, para já, o investimento é assegurado pelo orçamento municipal, acreditando, contudo, que a autarquia "terá a possibilidade de o candidatar" ao Portugal 2020.

"Os avisos para as candidaturas ainda não abriram e não sabemos em que circunstâncias é que podemos fazer a candidatura. De qualquer maneira, a expectativa de que possa ser financiado é grande", acrescentou Pedro Murtinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório