Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

"Agora há que arrebanhar por todo o lado"

Escutas a antigo presidente do Instituto dos Registos e Notariado foram reveladas pelo jornal i. António Figueiredo foi gravado a falar de vários pagamentos ilegais em troca de vistos gold.

"Agora há que arrebanhar por todo o lado"
Notícias ao Minuto

12:50 - 03/04/15 por Notícias Ao Minuto

País António Figueiredo

As gravações fazem parte de um acórdão da Relação de Lisboa elaborado na sequência do pedido de revisão das medidas de coação de um arguido no processo. Nas chamadas, o antigo líder do IRN discute contrapartidas para a atribuição dos famosos vistos gold.

Segundo o Jornal i podem ouvir-se nas escutas frases como “agora há que arrebanhar por todo o lado” e até António Figueiredo a dar garantias de que faria “um bocadinho de pressão” sobre o diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para resolver situações a pedido de um empresário chinês.

O envolvimento do líder do SEF torna-se mais claro quando o ex-presidente do IRN fala em “dar-lhe um bocadinho” dos pagamentos recebidos para “ele também ficar contente”.

As gravações acabam pouco depois da divulgação do escândalo de atribuição de vistos gold, não sem antes António Figueiredo ser gravado a declarar que “isto está podre é da parte dos espiões”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório