Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Loures reclama da ANA tratamento igual ao de Lisboa

A Câmara de Loures aprovou hoje uma moção para pedir que a autarquia seja também beneficiada pela Taxa Turística do aeroporto de Lisboa, uma vez que 20 por cento daquela infraestrutura se encontra em território do município.

Loures reclama da ANA tratamento igual ao de Lisboa
Notícias ao Minuto

14:54 - 01/04/15 por Lusa

País Turismo

A moção, que foi apresentada pelo PSD e votada por unanimidade, na reunião do executivo camarário, defende que o município de Loures, à semelhança do de Lisboa, receba uma contrapartida da ANA-Aeroportos, uma vez que o seu território também é abrangido por esta infraestrutura aeroportuária.

Em causa está um protocolo assinado na segunda-feira entre a ANA e o município de Lisboa, na sequência da qual aquela empresa vai assumir, a partir de abril, o pagamento da Taxa Turística de um euro criada pela Câmara Municipal de Lisboa, num valor global estimado entre 3,6 e 4,4 milhões de euros.

"Não vemos com grande simpatia taxas deste tipo, mas quando a questão é colocada no ressarcimento dos impactos do aeroporto é evidente que Loures tem um grande impacto nas atividades do aeroporto", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares (CDU).

O autarca lembrou que pelo facto de parte do Aeroporto de Lisboa estar já no concelho de Loures são impostas pelas entidades aeronáuticas limitações urbanísticas e apontou para os impactos negativos decorrentes da atividade daquela infraestrutura.

"Se a lógica será a compensação por impactos negativos essa lógica terá de se alargar a todos os municípios e Loures é claramente um deles", reiterou.

Nesse sentido, o autarca referiu que a Câmara de Loures vai comunicar à ANA e ao Governo as suas pretensões: "Vamos escrever-lhes no sentido de vermos as nossas pretensões satisfeitas nas mesmas condições em que foi anunciado estar a ser preparado para Lisboa".

Esta pretensão da Câmara de Loures surge um dia depois de outros municípios, entre os quais alguns do Norte e ainda do Algarve, terem manifestado a intenção de também beneficiarem de uma compensação financeira pelo facto de sofrerem diretamente os impactos das atividades dos aeroportos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório