Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Misericórdia do Fundão serviu 24 mil refeições gratuitas

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) serviu, durante o último ano, mais de 24 mil refeições totalmente gratuitas para os beneficiários, anunciou o provedor daquela instituição durante a assembleia-geral de apresentação de contas.

Misericórdia do Fundão serviu 24 mil refeições gratuitas
Notícias ao Minuto

12:21 - 01/04/15 por Lusa

País 2014

Jorge Gaspar explicou que 768 dessas refeições foram integralmente custeadas pela instituição, que também optou por não cobrar nada aos beneficiários no caso das refeições subsidiadas pela tutela.

"Em relação a parte dessas refeições a Segurança Social dá-nos dois euros e meio e permite-nos cobrar às famílias mais um euro, mas nós não cobrámos esse valor a ninguém: não negamos uma refeição a ninguém pelo facto de o nosso acordo só prever 604 refeições por mês", detalhou.

Aquele responsável referiu que este tipo de apoio é prestado desde 2012 e que o número de pedidos não tem registado grandes flutuações.

Segundo especificou, em causa estão pessoas carenciadas e não os utentes de qualquer valência da Misericórdia, motivo pelo qual o apoio é prestado de forma "discreta".

"As pessoas nem sequer tomam as refeições nas nossas instalações. Vêm buscá-las para que não se sintam diminuídas pelo facto de terem de ser ajudadas", apontou.

Ajudas que também abrangem as famílias dos idosos e das crianças que frequentam os serviços da instituição, que pratica mensalidades de acordo com as possibilidades de cada um, "em alguns casos abaixo do recomendado pela Segurança Social".

Ainda assim, há quem não consiga fazer face aos pagamentos e, no último ano, a SCMF registou incumprimento por parte de 17 famílias, o que somado já ultrapassa uma dívida de 100 mil euros.

Dados destacados do exercício do último ano, cujas contas fecharam com um saldo líquido positivo, o que aconteceu pela primeira vez em vários anos.

"Quando tomei posse, há cerca de seis anos, o resultado líquido da direção anterior era de quase 500 mil euros negativos, enquanto este ano conseguimos um de 56 mil euros positivos, o que, naturalmente, é resultado de muito trabalho", disse Jorge Gaspar, que também realçou "os resultados operacionais" e o "investimento realizado".

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão, no distrito de Castelo Branco, tem várias valências de apoio a idosos, crianças e jovens, que atualmente dão resposta a cerca de 1.500 pessoas e que empregam mais de 300 trabalhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório