Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Albergaria-a-Velha inaugura albergue para peregrinos

A Câmara de Albergaria-a-Velha tem desde hoje em funcionamento um albergue de peregrinos que integra a rede de alojamentos do itinerário jacobeu, no Caminho Central Português de Santiago de Compostela.

Albergaria-a-Velha inaugura albergue para peregrinos
Notícias ao Minuto

10:42 - 01/04/15 por Lusa

País Alojamento

O novo equipamento municipal, Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, resulta de obras de adaptação da antiga Casa dos Magistrados de Albergaria-a-Velha, e vem completar a rede de albergues existentes ao longo do Caminho Central Português de Santiago de Compostela.

O Caminho Central Português de Santiago de Compostela é o segundo itinerário jacobeu mais importante da Europa e, ao longo dos tempos, já foi percorrido por importantes figuras da História, tais como a Rainha Santa Isabel, D. Manuel I ou o humanista Francisco de Holanda.

As obras de adaptação da antiga Casa dos Magistrados implicaram um investimento de cerca de 126 mil euros e o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa é visto como um investimento estratégico da autarquia, na medida em que a sul do Porto existem poucos albergues municipais para receber os milhares de peregrinos que, todos os anos, fazem o trajeto.

Para a Câmara Municipal a abertura de um albergue no concelho "reveste-se de um significado especial, pois foi aqui que a Rainha D. Teresa fundou a primeira albergaria para "pobres e passageiros" no século XII".

O Albergue de Peregrinos D. Teresa é composto por três pisos, dispondo de zona de tratamento de roupa, arrecadação de mochilas e zona balnear, sala de convívio, cozinha comum e sala de tratamento e auxílio aos peregrinos.

O albergue disponibiliza quatro quartos, com capacidade para acolher 25 peregrinos, bem como balneários femininos e masculinos e dispõe ainda de uma zona de lazer no exterior.

"As Rotas de Peregrinação, na qual se incluem as peregrinações Marianas, têm um enorme potencial, não só no âmbito do contexto internacional do Turismo Religioso, mas também para a dinamização da economia local", salienta o executivo municipal, confiando que, com a abertura do albergue, os peregrinos ficarão mais tempo em Albergaria-a-Velha, consumindo e comprando no comércio tradicional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório