Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Novo código ainda não está em vigor, mas já levanta dúvidas

O Jornal de Negócios foi saber a opinião de alguns juristas sobre o novo documento que vai entrar em vigor.

Novo código ainda não está em vigor, mas já levanta dúvidas
Notícias ao Minuto

10:20 - 01/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Procedimento administrativo

Está a levantar dúvidas junto dos juristas o novo Código do Procedimento Administrativo (CPA), que deverá entrar em vigor nos próximos dias.

Segundo o Jornal de Negócios, há mesmo normas que suscitam dúvidas de constitucionalidade que aparentam vir a acentuar a litigiosidade.

É o caso da norma que tipifica as situações de nulidade e que é mais fechada do que a atual e que faz com que haja “casos que não podem ser declarados nulos, porque não há uma lei que o suporte”, segundo Tânia Ferreira Osório, da PBBR.

Além disso, vai ser permitido que administração anule um ato administrativo previamente considerado válido, invocando uma diferente interpretação por parte do tribunal europeu. Para Miguel Neiva de Oliveira, esta regra “viola a norma constitucional que impõe a prevalência das decisões dos tribunais sobre as decisões de outras autoridades e o princípio da separação de poderes”.

Ouvido pelo Jornal de Negócios, Ricardo Guerra de Almeida lembra que a possibilidade de alguns atos administrativos validados passarem a ser revogados no prazo de cinco anos gera “muita insegurança” e não deveria ser possível “em nome do interesse público”.

É também extinta a figura do privilégio da execução prévia, pelo que, de acordo com Miguel Neiva de Oliveira, “a administração deixa de poder impor coercivamente a execução de obrigações aos particulares, no caso de estes não as cumprirem voluntariamente”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório