Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Concelhos de Santarém e Castelo Branco em risco muito elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Santarém e de Castelo Branco apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Concelhos de Santarém e Castelo Branco em risco muito elevado de incêndio
Notícias ao Minuto

06:42 - 01/04/15 por Lusa

País IPMA

Segundo o IPMA, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal, no distrito de Santarém, e de Vila de Rei e Oleiros, em Castelo Branco.

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Guarda, Viseu e Vila Real.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 105 incêndios que foram combatidos por 1.204 operacionais, com o apoio de 342 veículos.

Na terça-feira, a ANPC alertou a população para o risco de incêndio florestal, em particular nos distritos do interior do país, devido ao vento e ao tempo quente.

Em comunicado, a Proteção Civil refere que, nos próximos dias, há "condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais", tendo em conta as previsões de tempo seco e de vento moderado a forte.

Segundo a ANPC, os índices de perigo de incêndio florestal vão ser, hoje e na quinta-feira, "moderados a elevados, em particular nos distritos do interior".

A ANPC recomenda ainda à população para que tome os comportamentos adequados face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

A Proteção Civil registou, ao longo do mês de março, cerca de 2.000 ocorrências de fogo, segundo as estatísticas da ANPC. Estas indicam ainda que foi no fim de semana de 14 e 15 de março que ocorreu o maior número de incêndios florestal, um total de 255.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório