Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente do BES esqueceu-se de declarar 8,5 milhões ao Fisco

Antes de prestar depoimento no Departamento Central de Investigação e Acção (DCIAP), o presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, liquidou a última de três rectificações à sua declaração de IRS, na qual se esqueceu de declarar 8,5 milhões de euros de rendimentos obtidos em Angola.

Presidente do BES esqueceu-se de declarar 8,5 milhões ao Fisco
Notícias ao Minuto

07:03 - 17/01/13 por Notícias Ao Minuto

País Impostos

O jornal i revela, esta quinta-feira, que só onze dias antes de o presidente-executivo do BES se deslocar ao DCIAP, a 18 de Dezembro, para voluntariamente prestar depoimento no âmbito do processo ‘Monte Branco’, é que corrigiu a sua declaração de IRS de 2011.

Na declaração, que entregou em Maio do ano passado, Ricardo Salgado declarou cerca de 1,1 milhões de euros, correspondentes a rendimentos seus e da sua esposa, tendo entregue 183 mil euros à colecta.

Mas, este valor viria a ser corrigido, numa primeira rectificação, devido a 680 mil euros (25 mil de rendimentos da sua mulher e 655 mil de capitais do presidente do BES no estrangeiro) não declarados.

Uma segunda rectificação foi feita em Agosto de 2012, devido a 8,5 milhões, também não declarados, de rendimentos obtidos em Angola e que deu origem ao pagamento de cerca de três milhões de euros em impostos.

Ainda assim, foi só na véspera da sua deslocação ao DCIAP que Ricardo Salgado acertou as contas com o Fisco e liquidou mais 1,3 milhões de euros.

Tudo somado e depois de declarados todos os rendimentos, o presidente do BES pagou cerca de 4,5 milhões à colecta, contra os 183 mil euros aquando da apresentação da declaração de IRS, segundo o i.

De recordar que a 15 de Dezembro de 2006, numa entrevista ao semanário Expresso, Ricardo Salgado alertou para a importância de respeitar os compromissos com o Fisco: "As pessoas têm de aprender que têm de pagar impostos porque se fogem aos impostos estão a prejudicar a sociedade como um todo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório