Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Cavaco envia sentidas à família de Sevinate Pinto

O Presidente da República, Cavaco Silva, enviou sentidas condolências à família do ex-ministro da Agricultura Sevinate Pinto, falecido esta noite aos 69 anos, um homem que "possuía um conhecimento ímpar da realidade do mundo rural português".

Cavaco envia sentidas à família de Sevinate Pinto
Notícias ao Minuto

16:51 - 29/03/15 por Lusa

País Óbito

Na mensagem de condolência, publicada na página da presidência na internet, o presidente destacou que Armando Sevinate Pinto "possuía um conhecimento ímpar da realidade do mundo rural português, fruto do seu labor académico, da sua proximidade aos problemas da terra e da sua experiência como Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas do XV Governo Constitucional".

O ex-ministro, hoje falecido aos 69 anos, exerceu funções como Consultor da Casa Civil do Presidente da República até março de 2014, altura em que foi exonerado, a pedido do próprio, depois de ter assinado o "Manifesto dos 70", no qual diversas personalidades pediam a reestruturação da dívida pública portuguesa.

"Tive o privilégio de contar com o extraordinário apoio do seu saber e da sua experiência e, a par disso, de testemunhar as suas invulgares qualidades humanas: o seu sentido patriótico de dever, a sua profunda dedicação a Portugal, a calorosa afabilidade de trato, o apreço pelo convívio fraterno com os seus semelhantes", realçou o presidente.

Sevinate Pinto "aliava essas qualidades profissionais e pessoais a uma discrição que é própria daqueles que não almejam protagonismos nem buscam palcos mediáticos", destacou.

Armando José Cordeiro Sevinate Pinto nasceu em Ferreira do Alentejo a 01 de janeiro de 1946, era casado, tinha dois filhos e licenciou-se em engenharia agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa).

Como independente pelo PSD, foi ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas do XV Governo Constitucional (PSD/CDS-PP), dirigido pelo primeiro-ministro Durão Barroso, entre 06 de abril de 2002 a 17 de julho de 2004.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório