Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Há limites para a infâmia", diz suposto autor do livro de Sócrates

Notícias difundidas recentemente dão conta de que não será Sócrates o verdadeiro autor do livro ‘A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia’.

"Há limites para a infâmia", diz suposto autor do livro de Sócrates
Notícias ao Minuto

09:54 - 29/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Vital Moreira

Depois de o semanário Sol ter noticiado, esta sexta-feira, que o livro ‘A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia’, com a assinatura de José Sócrates, não foi, afinal, escrito por ele mas por um professor catedrático que abdicou dos seus direitos intelectuais, Vital Moreira saiu em defesa do antigo-primeiro-ministro.

O docente (de quem aparentemente se estaria a falar) acusou, no blogue ‘Causa Nossa’, o semanário de “infâmia” e de ter ido longe demais.

“Por iniciativa minha, tive a oportunidade de acompanhar a feitura da tese de mestrado de Sócrates que veio a dar no referido livro; enviou-me sucessivamente o draft [rascunho] de cada capítulo, tendo eu feito algumas observações e sugestões pontuais (incluindo bibliografia), sobretudo quanto aos aspetos constitucionais e afins do tema, que o autor em geral acolheu, mas nem sempre”, escreveu o professor catedrático de Direito Constitucional.

O antigo eurodeputado socialista acrescentou ainda: “Tive também oportunidade de conversar ocasionalmente com ele sobre alguns dos temas da tese, sendo óbvio o seu domínio e à vontade na matéria. Sei também, por me ter sido dito por ele, que submetia o seu trabalho a outras pessoas, que igualmente contribuíam com críticas e observações, a quem agradeceu depois no prefácio do livro, como é de regra”.

“Nada disto - que é normal numa tese académica - é compatível com a tese de um trabalho apócrifo. Há limites para a infâmia”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório