Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Há mais doentes a morrer por infeções hospitalares

Em 2013, as infeções hospitalares estiveram relacionadas com sete vezes mais mortes do que os acidentes de viação.

Há mais doentes a morrer por infeções hospitalares
Notícias ao Minuto

08:27 - 28/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Ironicamente, uma ida ao hospital para tratar uma doença grave pode ser fatal. As mortes associadas a infeções hospitalares têm sofrido um grande aumento nos últimos anos, de acordo com o Expresso, e são já mais do que as relacionadas com acidentes de viação (637 vítimas em 2013).

Se, em 2010, a contaminação de material clínico invasivo, como cateteres ou ventiladores, esteve associada à morte de 2.973 doentes, em 2013 o número aumentou 55% e ultrapassou os 4.600.

De acordo com o Expresso, que acedeu aos dados compilados pela Fundação Calouste Gulbenkian, “não foi possível aferir, com total rigor, se a infeção foi a única causa da morte, uma vez que aqueles dispositivos são colocados em doentes com situações clínicas graves”, mas a verdade é que o problema se regista muito mais em Portugal do que no resto da Europa.

Enquanto a média europeia de ocorrência destes casos é de 5,7%, em Portugal chega aos 10,5%. É por isso que a prevenção e controlo de infeções é um dos três desafios do relatório ‘Um futuro para a Saúde’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório