Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Elas começam a falar mais cedo do que eles

As primeiras palavras surgem por volta dos 12 meses e dão um salto aos 15. Os recém-nascidos conseguem já distinguir a língua materna das estrangeiras.

Elas começam a falar mais cedo do que eles
Notícias ao Minuto

08:09 - 28/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Bebé

Não é novidade para ninguém que as habilidades de linguagem e comunicação são tendencialmente mais fortes nas mulheres do que nos homens. O que pode não saber é que essa ‘vantagem’ começa bem cedo, ainda na barriga da mãe, e faz-se sentir a partir dos primeiros meses de vida.

Um estudo realizado em Portugal (uma adaptação do que já é feito noutras línguas) provou que as raparigas começam a compreender as palavras e a falar mais cedo do que os rapazes. E isso acontece não só em quem fala português, como noutros idiomas.

“Os cérebros de rapazes e raparigas apresentam diferenças no seu desenvolvimento ainda durante a gravidez e podem estar relacionadas com a forma como homens e mulheres processam a linguagem, designadamente com o facto de as mulheres terem capacidades de linguagem mais fortes”, explicou ao Expresso Sónia Frota, do Lisbon Baby da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde o estudo foi levado a cabo.

A investigação provou ainda que a capacidade de compreender as palavras começa a desenvolver-se nas primeiras semanas de vida, evoluindo de forma linear. Já no que respeita à fala, as primeiras palavras surgem (dependendo das crianças) por volta dos 12 meses e dão um salto a partir dos 15.

Além disso, acrescentou a diretora do laboratório, “bebés recém-nascidos são capazes de discriminar a língua materna de línguas estrangeiras mais cedo do que se pensava”. E é até aos sete anos que as crianças têm maior facilidade para aprender línguas estrangeiras”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório