Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Erro na prova leva IAVE a dar tempo de tolerância a professores

Uma omissão numa questão do teste de Português de nível 1 levou a que fosse dada a possibilidade aos docentes de reformularem a questão.

Erro na prova leva IAVE a dar tempo de tolerância a professores
Notícias ao Minuto

11:50 - 27/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Avaliação

Um erro detetado na prova de avaliação de docentes levou o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) a dar a todos os docentes uma tolerância de 30 minutos e a possibilidade de reformular a resposta a uma pergunta.

O imprevisto foi denunciado esta quinta-feira à noite pela Fenprof e diz respeito ao teste de Português de nível 1, que integra a componente específica da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC).

Como indica o Público, a questão que abaixo transcrevemos fazia referência apenas ao 2º ciclo, cujo programa e metas não tem de ser conhecidos pelos candidatos ao grupo de recrutamento nº 310, que se candidatam a dar aulas ao 1º ciclo. Entretanto, a questão foi publicada no site da IAVE já corrigida:

“Considere um dos textos e exponha fundamentadamente por que motivo o considera uma boa opção textos narrativos literários contemplados no Programa do Ensino Básico ou nas Metas Curriculares de Português – Ensino Básico. Escolha um desses para analisar os elementos constitutivos da narrativa com alunos do 1º ou do 2º ciclo. A sua resposta deverá ter a extensão de 180 a 240 palavras”.

Ao Público, uma docente contou que foi informada, no decorrer da prova, que teria 30 minutos de tolerância para poder reformular a resposta à questão, tendo em conta a nova informação de que dispunha. Contudo, em vários grupos de Facebook constituídos por professores é dito que a informação não chegou atempadamente a todos os docentes.

Em reação, o IAVE desvalorizou a gravidade da situação, dizendo trata-se não de “um erro, mas sim uma omissão”. “Podemos garantir que nenhum professor será prejudicado. O problema foi resolvido de acordo com o Júri Nacional da Prova”, acrescentou o responsável pelo gabinete de imprensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório