Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

TAP pondera novas regras para pessoas na cabine

"Reflexão interna” deverá levar à implementação da regra de que o comandante ou o copiloto “não podem deixar o cockpit sem que outro membro da tripulação ali entre”, refere a TAP.

TAP pondera novas regras para pessoas na cabine
Notícias ao Minuto

10:00 - 27/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Regulamento

À semelhança do que está acontecer um pouco em todo o mundo, também a TAP está a ponderar reforçar as medidas de segurança relativas à presença de duas pessoas na cabine de tripulação dos seus aviões.

A companhia aérea portuguesa admite que a queda do avião da Germanwings está a “suscitar uma reflexão interna” que deverá levar à implementação da regra de que o comandante ou o copiloto “não podem deixar o cockpit sem que outro membro da tripulação ali entre”.

A informação é confirmada pelo Departamento de Comunicação e Relações Públicas da TAP que admite para já deixar esta decisão nas mãos dos próprios pilotos.

Contudo, nenhuma decisão finals erá tomada sem que a Agência Europeia e do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) recomende eventuais alterações.

"As autoridades aeronáuticas estão a desenvolver o seu trabalho e o secretário de Estado já pediu ao INAC para fazer um relatório. Mais importante do que cada companhia tomar alguma decisão é a indústria tomar uma decisão como um todo", disse António Monteiro, porta voz da TAP.

Recorde-se que desde que se descobriu que foi o copiloto que intencionalmente se trancou no cockpit do Airbus A320 e fez cair o avião da Germanwings, que companhias de todo o mundo como a Air Canada, a Westjet Airlines, a easyJet, a Norwegian Air Shuttle, a Iceland Air e a Air Transat estãoa reforçar as medidas de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório