Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Viseu quer evitar proliferação de gatos nas ruas

A Câmara de Viseu vai trabalhar com o Cantinho dos Animais Abandonados na esterilização de gatos para evitar a sua proliferação pelas ruas, no âmbito de um protocolo hoje aprovado por unanimidade.

Viseu quer evitar proliferação de gatos nas ruas
Notícias ao Minuto

16:22 - 26/03/15 por Lusa

País Autarquia

Segundo o presidente da autarquia, Almeida Henriques, ao abrigo deste protocolo, o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu vai "capturar, esterilizar e devolver esses gatos" às colónias, mas já sem o risco de se reproduzirem.

O autarca explicou que este protocolo hoje levado à reunião pública da Câmara e que prevê a atribuição de uma verba de 7.600 euros resultou de uma avaliação que foi feita.

"Há alguns territórios do concelho onde o número de gatos tem vindo a aumentar e, face a isso, estamos já atuar, solicitando ao Cantinho dos Animais que faça a recolha desses animais, com o auxílio dos serviços da Câmara, e os esterilize", acrescentou.

Almeida Henriques sublinhou que "Viseu é uma cidade amiga dos animais" e, por isso, tem procurado atuar dentro de uma lógica "não de abate dos animais, mas sim de recuperação, de adoção".

Nesse âmbito, à semelhança do que já acontecia no tempo de executivos anteriores, foi também hoje aprovado um outro protocolo de apoio ao Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu (que acolhe centenas de cães e de gatos), no valor de 35.400 euros.

"Estamos, articuladamente com o Cantinho dos Animais, a cumprir muitas daquelas que eram as nossas obrigações legais", mas com a consciência de que estão a ser salvaguardados os direitos dos animais, frisou.

Almeida Henriques referiu que a Câmara poderia optar por construir um canil municipal e ir abatendo os animais, como acontece noutros municípios.

"Sempre que se possa salvaguardar a vida dos animais, não deixaremos de o fazer", garantiu, considerando que o funcionamento de um canil, com o respetivo pessoal, "custaria dez vezes mais" do que este protocolo.

Por isso, sublinhou que o acordo com o Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu não só é "um bom ato de gestão", como também "de respeito pelos animais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório