Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de Ovar distribui 120 mil para reparar danos de mau tempo

A Câmara Municipal de Ovar vai distribuir 120.000 euros pelas freguesias onde o mau tempo provocou estragos e 10.000 por associações de pais, tendo também já aberto o período de candidaturas aos 100.000 euros do orçamento participativo local.

Câmara de Ovar distribui 120 mil para reparar danos de mau tempo
Notícias ao Minuto

13:56 - 23/03/15 por Lusa

País Orçamento

Em informação facultada hoje à agência Lusa, a autarquia refere que foi aprovado por unanimidade, no Executivo, um apoio financeiro de 120.000 euros às juntas de freguesia de Esmoriz, Cortegaça e Maceda, para que possam "fazer face aos danos materiais provocados em espaços públicos pela intempérie ocorrida a 13 de novembro de 2014".

Essas verbas serão aplicadas sobretudo na recuperação de estradas, pontes e outras estruturas afetadas pela "pluviosidade torrencial" registada na referida data, sendo que, das três localidades beneficiadas, a de Maceda absorve a maior parcela, com 51.468 euros, seguindo-se Cortegaça com 35.934 e Esmoriz com 35.670.

Já no que se refere às associações de pais, o apoio de 10.995 euros a atribuir pela autarquia será repartido entre 18 organizações. A medida também foi aprovada consensualmente, no âmbito de programas previstos no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do concelho.

Para o Orçamento Participativo (OP) de Ovar, por sua vez, estão já reservados 100.000 euros, a retirar do orçamento global do município para aplicação específica em projetos apresentados pela própria comunidade local.

A seleção será feita com base numa votação aberta a munícipes residentes em Ovar e também a cidadãos com ligação familiar ou profissional ao concelho, sempre que esses contem mais de 16 anos e se tenham recenseado previamente para o efeito.

"Com esta segunda edição do Orçamento Participativo pretende-se ampliar o nível de adesão ao programa, enquanto forma de participação direta dos munícipes nas opções de investimento de Ovar", explica fonte da autarquia.

As propostas a apresentar não poderão ultrapassar um custo de 50.000 euros, para que, após a devida análise pela comissão técnica de avaliação das candidaturas, a comunidade possa seleccionar pelo voto um mínimo de dois projetos a implementar no território.

Para o mês de abril estão já anunciadas sessões de esclarecimento sobre o Orçamento Participativo em todas as freguesias do concelho, sendo que, nesses encontros, os interessados terão já oportunidade de apresentar até duas propostas individuais para discussão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório