Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Antigo convento de Valença transformado em hotel

O grupo português RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas vai investir oito milhões de euros para transformar um antigo convento beneditino de Valença em hotel quatro estrelas com campo de golfe de nove buracos, disse hoje Lusa o autarca local.

Antigo convento de Valença transformado em hotel
Notícias ao Minuto

10:55 - 23/03/15 por Lusa

País Turismo

Segundo o social-democrata Jorge Mendes o projeto da Quinta do Convento de Ganfei, que contempla a recuperação e preservação convento e a sua ampliação para a instalação de um hotel com 60 quartos irá criar cerca de meia centena de postos de trabalho.

De acordo com o autarca o executivo aprovou, em 2014, a declaração de Interesse Municipal "criando as condições para que este processo avance e se concretize um investimento fundamental para Valença e para esta região transfronteiriça".

"A Câmara concedeu a declaração de interesse municipal para poder desafetar da Reserva Agrícola uma parte da vinha onde é preciso implantar o hotel", explicou Jorge Mendes, adiantando que "o convento em si só dá para criar 12 a 13 quartos".

"Um hotel com esse número de quartos não sobrevive, são precisos 60 quartos e por isso toda a expansão tem que ser na zona agrícola o que implica a desafetação", sustentou.

Situado na estrada de Valença para Monção, a dois quilómetros da saída da segunda cidade do Alto Minho o Convento de Ganfei é um mosteiro beneditino que remonta ao século VII e é constituído por uma igreja românica de três naves, classificada como imóvel de Interesse Público.

Apesar do projeto ainda aguardar luza verde de algumas entidades, Jorge Mendes adiantou que a Direção de Cultura do Norte "louva" a iniciativa por ser "uma forma de manter o convento", e Direção Geral de Agricultura "também não vê qualquer inconveniente" na concretização daquele projeto.

Propriedade do grupo RAR, com interesses nos setores alimentar, embalagem, imobiliária, serviços e turismo o imóvel, após a requalificação, será incluído numa rota que está a ser criada no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, designada a rota do romântico.

Trata-se de um templo com grande prestígio ao longo dos tempos, com vários privilégios régios e dada a sua localização, com a cidade de Tui em frente, foi ator privilegiado dos vários confrontos entre portugueses e castelhanos. Na sua igreja guardam-se os restos mortais de São Ganfei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório