Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal assistiu hoje a eclipse parcial do Sol

A Lua tapou hoje, durante duas horas, parte do Sol, em Portugal, fenómeno que pôde ser observado em segurança em vários pontos do país.

Portugal assistiu hoje a eclipse parcial do Sol
Notícias ao Minuto

09:50 - 20/03/15 por Lusa

País Fenómeno

O eclipse parcial, que foi total na região do Ártico e no extremo norte do Atlântico, começou em Portugal pelas 08:00 (hora de Lisboa) e terminou pelas 10:00, com o pico a ocorrer pelas 09:00.

O arquipélago dos Açores foi a região do país onde o Sol esteve mais tapado pela Lua, ao contrário da Madeira, onde a dimensão do eclipse foi menor.

Um eclipse solar só acontece quando o Sol, a Terra e a Lua, na fase de Lua Nova, estão alinhados. A Lua, satélite natural da Terra, interpõe-se entre o seu planeta e o Sol, tapando total ou parcialmente a luz solar.

O eclipse foi parcial em Portugal, como noutros países europeus e do Norte de África, porque está na penumbra (parte menos escura do cone de sombra projetado pela Lua na superfície da Terra).

O fenómeno de hoje aconteceu no dia em que começa a primavera no Hemisfério Norte. O equinócio da primavera é às 22:45 (hora de Lisboa). A estação prolonga-se por 92,75 dias, até ao próximo solstício, de verão, que ocorre a 21 de junho, às 17:38.

O eclipse pôde ser observado através de telescópios protegidos com filtros nos observatórios astronómicos de Lisboa, Coimbra e de Santana (Açores), nos planetários de Lisboa e Porto e nos centros Ciência Viva de Constância e Aveiro, entre outros sítios.

O fenómeno, que se repete a cada período de aproximadamente 18 anos e 11 dias, não deve ser observado diretamente sem filtros solares oculares devido ao risco de lesões irreversíveis nos olhos, como a cegueira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório