Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

IAVE parece "sentir-se mal" com faltas às formações

A Fenprof rejeitou hoje as críticas do IAVE à posição sindical relativa ao teste de inglês do Cambridge, dizendo que o organismo público "parece estar a sentir-se mal", com o número de docentes que faltou à formação.

IAVE parece "sentir-se mal" com faltas às formações
Notícias ao Minuto

20:25 - 16/03/15 por Lusa

País FENPROF

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) acusou hoje a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), em comunicado, de "instrumentalizar a opinião pública" contra o teste de inglês do instituto Cambridge, e de ter "uma visão marcadamente elitista e antidemocrática do ensino".

"A Fenprof, com as posições que publicamente tem vindo a assumir, revela uma atitude manifestamente norteada por princípios dignos do 'orgulhosamente sós', de triste memória, e por uma visão marcadamente elitista e antidemocrática do ensino", lê-se no comunicado emitido pelo IAVE.

Em resposta, também em comunicado, a Fenprof rejeitou as acusações.

"Pelas políticas que impõe e pelos retrocessos a que as mesmas levam o sistema educativo português, quem parece ter uma postura de profundo saudosismo pelos tempos da outra senhora, são os atuais responsáveis do MEC [Ministério da Educação e Ciência] e o seu inefável IAVE", lê-se no documento da Fenprof.

No dia em que a Fenprof veio dizer que mais de metade dos professores de inglês faltou às formações que lhe são impostas, para corrigirem as provas da autoria do instituto da Universidade de Cambridge -- números que o IAVE não confirmou -, a federação sindical afirmou que as críticas do organismo público de educação parecem resultar das ausências registadas hoje, nas ações de formação.

"O IAVE parece estar a sentir-se mal com o facto de ser grande o número de professores que recusa participar neste processo, bem como os que, participando, recusam fazer o teste que lhes é imposto", declarou a Fenprof.

Segundo números dos sindicatos, em duas escolas secundárias de Lisboa, "dos 49 convocados, 17 não apareceram e 13 recusaram-se a fazer o teste", enquanto "na escola secundária Garcia de Orta, no Porto, dos 25 'formandos', apenas um fez o teste, todos os outros recusaram fazê-lo".

O IAVE não adiantou o número total de convocados para hoje fazer formação, mas referiu que, em Lisboa, estava prevista a participação de 118 docentes, em formações a decorrer em cinco escolas.

O organismo adiantou ainda, em resposta à Lusa, que, "até ao momento, as escolas designaram 23.000 professores para classificar o PET [Preliminary English Test], portanto, é com esse número de professores que o IAVE conta".

A estrutura sindical adiantou que o pré-aviso de greve a todo o serviço relacionado com a prova de inglês, que deverá decorrer entre 07 de abril e 06 de maio, e já anunciado na passada semana, deverá chegar ao MEC ainda esta semana.

A Fenprof, em comunicado, critica ainda o facto de o IAVE não explicar a razão de os professores terem sido convocados apenas na sexta-feira ao final do dia para comparecerem nas ações de formação hoje, afirmando que houve casos em que os professores tiveram de "anular a atividade programada com os seus alunos, incluindo testes, de um dia para o outro".

A federação sindical defende que os professores não são "delegados de propaganda do Cambridge" e que as ações de formação impostas desvalorizam a habilitação profissional para a docência da língua inglesa que os professores têm.

Sobre as dúvidas que a Fenprof já manifestou sobre a legalidade de se ter atribuído ao instituto da universidade britânica a realização do teste de inglês por ajuste direto, e que já hoje o IAVE veio rebater, a estrutura sindical diz não ter mais comentários a fazer, aguardando que, com o desfecho do processo que decorre na Procuradoria-Geral da República, "fique tudo devidamente esclarecido".

Os alunos do 9.º ano vão realizar, entre abril e maio deste ano, o teste diagnóstico de inglês.

No ano passado, mais de 100 mil alunos realizaram o "Key for Schools", mas este ano o nível de exigência será superior, já que a prova a aplicar será o PET de Cambridge English Language Assessment.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório