Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Mosteiro da Batalha cria programa para aumentar visitantes

O programa "O Mosteiro Revisitado", que arranca este mês e prolonga-se até junho, quer aumentar o número de visitantes portugueses ao Mosteiro da Batalha, que são atualmente 25% dos cerca de 300 mil visitantes do monumento.

Mosteiro da Batalha cria programa para aumentar visitantes
Notícias ao Minuto

12:44 - 16/03/15 por Lusa

País Monumentos

"Claro que muito nos orgulha o elevado índice de visitantes estrangeiros que nos visitam, mas isso não nos pode fazer esquecer o princípio da gestão da proximidade, proximidade com as populações locais e com os visitantes nacionais", disse hoje à agência Lusa o diretor daquele monumento Património da Humanidade, Joaquim Ruivo.

Segundo Joaquim Ruivo, "todas as atividades que promovam o interesse dos portugueses por conhecer o mosteiro são necessárias e bem-vindas", defendendo a necessidade de "motivar, sobretudo as gerações mais novas, a visitar e conhecer o seu património".

O responsável adiantou que a iniciativa quer, também, dar possibilidade de "aprofundar o conhecimento sobre um dos monumentos mais importantes" da herança patrimonial portuguesa e que "tanto tem ainda a revelar".

"A maioria dos visitantes desconhecerá, por exemplo, que os primeiros vitrais construídos em Portugal, nos anos 30 e 40 do século XV, foram os da Batalha e encontram-se na Batalha, ou também que ainda é possível conhecer a percurso hidráulico do mosteiro quase integralmente como foi pensado na origem, desde a nascente até ao desaguado das águas residuais e das latrinas", observou.

Joaquim Ruivo acrescentou que há, igualmente, quem desconheça que "o mosteiro possui um dos maiores conjuntos de gárgulas cujo significado e simbologia motiva teses e interpretações" ou que se pode "visitar e reconstituir uma boa parte da cerca conventual dentro da qual, a partir de meados do século XVI, a comunidade dominicana se encerrava dos olhares do mundo".

"O Mosteiro Revisitado" começa no dia 21, com repetição a 23 de maio, com uma sessão dedicada aos vitrais do monumento, que "foi o centro português de criação de vitral, nos séculos XV e XVI, onde se instalou a maior parte dos praticantes daquela arte, que daqui se deslocou a outros pontos do país para satisfazer diversas encomendas, muitas delas do próprio rei, como no caso da Batalha".

A 11 de abril e 18 de abril, o convite é para conhecer o antigo abastecimento de água ao mosteiro.

"Esta visita pretende mostrar o importante contributo dos mosteiros para o conhecimento hidrotécnico medieval, permitindo percorrer o abastecimento de água desde a sua captação na nascente, passando pelas diferentes condutas e aduções", informa o mosteiro.

No mês seguinte, a 09 de maio, os visitantes são convidados a conhecer as gárgulas, "maioritariamente monstros compostos de partes de vários animais ou mesmo seres fantásticos dotados, por vezes, de um sentido particular de absurdo ou obscenidade".

O programa "O Mosteiro Revistado", com participação gratuita, termina em junho, com "A Cerca Conventual", cujas sessões estão agendadas para 06 e 20 de junho.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, no distrito de Leiria, resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal, informa o sítio na Internet do monumento nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório