Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Portuguesa recruta três menores para o Estado Islâmico

Holandesas foram aliciadas pela Internet pela lusodescendente Ângela Barreto e tinham como destino a Síria. Duas delas voltaram para casa enquanto uma continua a ser procurada pelas autoridades internacionais.

Portuguesa recruta três menores para o Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

18:09 - 14/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Jihad

Continua desaparecida uma das três holandesas menores que partiram do aeroporto de Schiphol, na Holanda, que terão sido aliciadas pela lusodescendente de 20 anos Ângela Barreto, também conhecida como Umm Abdurahman, no Estado Islâmico (ISIS).

As menores, duas de 16 anos anos e uma de 15, terão sido contactadas por Ângela através do Facebook e o alerta do seu desaparecimento terá sido dado depois de partirem da Holanda em direção à Turquia. Duas das menores, uma proveniente de Driebergen e outra de Zeist, foram detidas pelas autoridades internacionais, em Istambul, a 15 de fevereiro, sendo posteriormente entregues ao Conselho de Proteção a Crianças e Jovens da Holanda.

Todavia, a terceira jovem (também da cidade de Zeist), continua desaparecida e terá mesmo chegado a Raqqa, na Síria, onde se encontrou com Ângela Barreto. Apesar de não estar acusada de qualquer crime, já foi emitido um mandato de captura em nome da jovem menor holandesa mas crê-se que já se tenha juntado ao grupo terrorista.

Ângela Barreto e o seu papel na aorganização estão atualmente a ser investigados pelo Ministério Público holandês mas é sabido que se encontra casada com outro lusodescendente, Fábio Poças (conhecido como Abdurahman al Andalus), do qual teve pelo menos um filho. A relação entre os dois terá também começado pela rede social Facebook através da qual terão combinado fugir juntos para a Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório