Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Novo autarca afasta eleições pedidas pela oposição

O novo presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves (PS), afastou hoje a hipótese de eleições intercalares, pedidas pela oposição após a demissão de China Pereira, o presidente eleito nas autárquicas de 2013.

Novo autarca afasta eleições pedidas pela oposição
Notícias ao Minuto

21:47 - 13/03/15 por Lusa

País Cabeceiras de Basto

"Abrir agora um período eleitoral prejudicaria objetivamente o concelho e os cabeceirenses, por mais vantagens políticas que alguém pudesse tirar", referiu Francisco Alves, numa declaração de início de funções como novo presidente da câmara.

A declaração foi feita nos Paços do Concelho, perante todos os vereadores, o representante do presidente da Assembleia Municipal, presidentes de junta e demais autarcas, deputados da Assembleia Municipal e dirigentes do município.

Nas últimas autárquicas, o PS, encabeçado por China Pereira, ganhou as eleições para a Câmara de Cabeceiras de Basto, mas o presidente eleito demitiu-se este mês, agastado com as críticas públicas que lhe foram movidas pelo seu partido.

O PS acusou China Pereira de "falta de palavra", por ter decidido "meter" um segundo vereador a tempo inteiro, alegadamente contrariando o compromisso assumido com o partido e com os eleitores.

Na sequência da demissão, tanto a Distrital de Braga do PSD como o grupo Independentes por Cabeceiras, que detém três vereadores no executivo, pediram eleições intercalares, considerando que ficou em causa a legitimidade política para o número dois da lista socialista, Francisco Alves, assumir a presidência.

Hoje, Francisco Alves disse que não haverá eleições intercalares, adiantando que assume a presidência porque China Pereira lhe pediu para o fazer.

"Trabalho para aproveitar os fundos comunitários do programa 2020. Trabalho para conseguirmos o melhor para a nossa terra. Trabalho para cumprir com rigor o Plano de Ação aprovado para 2015.

Trabalho para concretizarmos os projetos assumidos pela Câmara Municipal.

É por isso que abrir agora um período eleitoral prejudicaria objetivamente o concelho e os cabeceirenses, por mais vantagens políticas que alguém pudesse tirar", afirmou Francisco Alves.

Disse ainda que, "muito brevemente", serão introduzidas algumas alterações funcionais na Câmara Municipal, sem adiantar se manterá os dois vereadores a tempo inteiro que suscitaram as críticas do "aparelho" socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório