Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Avaliação das escolas vai incluir observação de aulas

O inspetor-geral da Educação e Ciência, Luís Capela, afirmou hoje em Coimbra que o próximo ciclo de avaliação externa das escolas vai incluir observação da prática letiva e abranger toda a rede escolar.

Avaliação das escolas vai incluir observação de aulas
Notícias ao Minuto

13:41 - 13/03/15 por Lusa

País IGEC

O 3.º ciclo de avaliação externa das escolas, que deve começar em janeiro de 2017, terá a observação da prática letiva "sistemática" como metodologia, tendo já sido formados cerca de 100 de 190 inspetores para essa mesma observação, avançou Luís Capela, da Inspeção-geral da Educação e Ciência (IGEC).

A observação nas salas de aula não será para avaliação dos docentes, registando apenas as tendências de cada escola, informou, sublinhando que os primeiro e segundo ciclos de avaliação tiveram "um grande enfoque na estrutura organizacional e não na sala de aula".

Um regime jurídico que explicite todas as metodologias da avaliação está em preparação, sendo que "será em breve legislado", avançou, não referindo, no entanto, se algumas das metodologias, como a observação de aulas, poderão já ser aplicadas no decorrer do 2.º ciclo de avaliação, que teve início no ano letivo 2011/2012.

O novo modelo de avaliação a implementar em 2017 terá também de "ser universal", englobando escolas públicas, privadas e cooperativas, visto que, de momento, "se os pais quiserem comparar escolas só têm rankings".

Ao abranger toda a rede de escolas, será possível comparar escolas a partir dos relatórios realizados no âmbito da avaliação externa, realçou o inspetor-geral.

A avaliação externa terá "um núcleo duro muito forte", com determinadas metodologias previstas, mas vai passar "a ter flexibilidade" face aos estabelecimentos de ensino, adaptando-se às diversas características dos mesmos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório