Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Reflorestados 3.500 hectares de área ardida

A Câmara de Vila Real está a promover a reflorestação de 3.500 hectares de área ardida, em 2013, com a plantação de 20 mil árvores, numa iniciativa que envolve desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção.

Reflorestados 3.500 hectares de área ardida
Notícias ao Minuto

10:05 - 13/03/15 por Lusa

País Vila Real

A operação resulta da adesão ao programa "Floresta Comum" e conta com a parceria das freguesias de Mouçós (baldio de Sanguinhedo) e São Tomé do Castelo e Justes.

As 20 mil árvores vão ser plantadas ao longo do mês de março, em que também se assinala o Dia da Árvore (21 de março).

Hélder Afonso, responsável pelo baldio, lamentou os "avultados prejuízos" e enalteceu o projeto promovido pelo município que vai permitir repovoar estes terrenos com carvalhos, azevinhos ou medronheiros.

O trabalho neste baldio está a ser feito com recurso a sete pessoas, desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção, ao abrigo de um programa que o conselho diretivo candidatou ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que faz os pagamentos.

O projeto "Floresta Comum" quer promover a criação de uma floresta autóctone e envolve a associação ambientalista Quercus, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), contanto com o apoio científico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A nível nacional aderiram a este programa 134 municípios, a quem os viveiros do ICNF forneceram mais de 170.000 árvores autóctones.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório