Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Ex-diretor da PJ irá analisar habeas corpus de Sócrates

Já se sabe quem vai apreciar o habeas corpus de José Sócrates. Segundo reporta o Diário de Notícias, Santos Cabral, um ex-diretor da PJ, foi o sorteado para julgar o pedido de libertação do ex-primeiro-ministro.

Ex-diretor da PJ irá analisar habeas corpus de Sócrates
Notícias ao Minuto

14:18 - 10/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Operação Marquês

Santos Cabral é o juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça que vai analisar o pedido de habeas corpus elaborado pela defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates, dá conta o Diário de Notícias.

Além deste facto, ficou também a saber esta terça-feira que será o juiz Armindo Monteiro o responsável para apreciar o segundo pedido para libertação do antigo líder socialista, este feito por um grupo de cidadãos.

João Araújo, o advogado responsável pela defesa de Sócrates, sustenta que o pedido de libertação deve ser considerado procedente por alegadas eventuais falhas de competência do juiz de instrução Carlos Alexandre e do procurador Rosário Teixeira.

Segundo se explica, os advogados consideram que os factos imputados, que remontam à abertura do processo, em 2013, foram realizados enquanto primeiro-ministro, pelo que quem teria competência para praticar os atos de um juiz de instrução teria que ser um juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, explica o DN.

José Sócrates, preso preventivamente no processo ‘Operação Marquês’, é suspeito de ter cometido os crimes de fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório