Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ruy de Carvalho insultado no Facebook

O actor Ruy de Carvalho, que na passada semana se manifestou contra o abate do cão Zico que vitimou mortalmente um menino de 18 meses, foi alvo de insultos e ofensas na sua página na rede social Facebook. Ao jornal Diário de Notícias, o actor justifica esta segunda-feira que “não há raças perigosas mas sim donos”.

Ruy de Carvalho insultado no Facebook
Notícias ao Minuto

09:08 - 14/01/13 por Notícias Ao Minuto

País Internet

O actor Ruy de Carvalho, de 85 anos, publicou na passada quinta-feira uma mensagem na sua página no Facebook, com a ajuda da filha Paula, na qual defendia que “tal como” não concorda “com a pena de morte para os Homens”, não pode “concordar com o abate dos animais, seja em que circunstância for”.

Em causa estava o abate de Zico, o cão arraçado de pitbull que matou um bebé de 18 meses em Beja. A mensagem de Ruy de Carvalho foi publicada para justificar a partilha de um texto de uma cibernauta, que criou uma petição na Internet para impedir o abate do animal.

Mas se foram muitos os que fizeram ‘like’ no seu post, muitos foram também os que o insultaram e ofenderam: “RUY …perdi toda e qualquer consideração pela sua pessoa , com esta sua decisão de apoiar um cão assassino”; “Como defender um cão mais do que uma criança? Perdi todo o respeito e consideração por si! Faça-nos um favor: sai de cena”; “Realmente Ruy é uma prova de que a idade torna as pessoas menos lúcidas, confusas e senis. Sempre gostei de si, mas a partir de hoje perdeu um fã. Dedique-se à pesca, a jogar xadrez com os netos e não diga disparates destes!”.

Sem querer alimentar polémicas, o actor explica ao DN que “não há raças perigosas” mas “sim donos perigosos, inconscientes e que não se preocupam, nem em providenciar o bem-estar e educação dos animais nem em proteger aqueles que são mais frágeis, como foi o caso do bebé”.

Acrescenta Ruy de Carvalho que, “a haver culpados, que os há, serão os adultos da família”, que não deram à “maior vítima, o bebé,” a “protecção adequada”.

O actor, com 70 anos de carreira, explica ainda que a sua intenção era levar as pessoas a “pensar”, revelando que a sua própria filha “foi mordida três vezes” e nunca matou “nenhum dos animais”.

A petição “Contra O abate do pitbull ‘Zico’ e de todos os outros ‘Zicos’” conseguiu impedir o abate do animal nos oitos dias após o incidente (prazo previsto na lei) e conta já com quase 65 mil subscritores, sendo Ruy de Carvalho um deles.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório