Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Região de Viseu tem competências que interessam à América Latina

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), considerou hoje que a região tem competências económicas e tecnológicas que interessam aos países da América Latina, em particular à Colômbia.

Região de Viseu tem competências que interessam à América Latina
Notícias ao Minuto

15:59 - 06/03/15 por Lusa

País Autarca

Ao intervir numa sessão sobre "O que é que Viseu tem para se internacionalizar", o autarca exemplificou com as competências nos setores da construção, obras e imobiliário, do turismo, das tecnologias de informação e comunicação, da logística e agroalimentar.

"Sabemos que estes são setores estratégicos para o desenvolvimento económico e social da Colômbia e de outros países da América Latina", frisou.

Segundo Almeida Henriques, "nos últimos anos tem havido uma intensificação positiva" das trocas comerciais e das parcerias económicas, "mas o potencial de crescimento é ainda muito elevado".

Nesse âmbito, anunciou que, "muito brevemente", se realizará em Viseu uma reunião dos embaixadores dos países da América Latina acreditados em Lisboa.

O antigo secretário de Estado da Economia referiu que "Viseu está hoje no mapa da economia do país e tem uma atitude amiga dos investidores e das empresas e aberta à internacionalização".

"Viseu concelho e Viseu cidade/região querem hoje estar na rota dos investimentos e das parcerias para a internacionalização. Estamos apostados numa agenda económica regional", sublinhou.

Aproveitando a presença do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, Almeida Henriques pediu-lhe que, junto do Governo, "pugne por instrumentos de capacitação institucional dos municípios no Portugal 2020".

"Municípios como Viseu dão hoje uma prioridade ao desenvolvimento económico. Responderam favoravelmente ao desafio de mudança de prioridades", referiu, considerando justo que "encontrem os meios no Portugal 2020 para que se criem instrumentos e iniciativas de promoção económica e de internacionalização".

O autarca lembrou a aposta que está a ser feita na "oferta de solo industrial qualificado" e que, para além da expansão prevista no parque industrial do Mundão, está já em fase de projeto a expansão do parque industrial de Coimbrões.

"Espero que 2015 traga um clima político e económico nacional favorável", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório