Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Há uma rede ilegal que promove violação de segredo de justiça"

O juiz Carlos Alexandre está a tentar adotar uma medida que é já aplicada na Holanda: os processos mais mediáticos são blindados e só um pequeno número de pessoas tem acesso a eles.

"Há uma rede ilegal que promove violação de segredo de justiça"
Notícias ao Minuto

11:45 - 06/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Boaventura de Sousa Santos

O presidente do Observatório da Justiça acredita que está montado “um sistema de rede ilegal dentro das nossas estruturas” que promove a violação do segredo de justiça.

“Dá ideia de que os jornalistas andam à compita para saber quem é que tem acesso primeiro a uma coisa a que ninguém devia ter acesso. Isto é um escândalo”, afirmou Boaventura de Sousa Santos, comentando o caso da detenção e sucessiva prisão de José Sócrates.

O sociólogo defende, por isso, a adoção da estratégia encontrada pela Holanda, que ‘blinda’ os processos que despertam maior interesse e os restringe ao máximo.

"Penso que, neste momento, o juiz Carlos Alexandre está a tentar aplicar essa solução. Finalmente. Os processos, estes que colhem a atenção da comunicação social, têm que estar blindados, têm que estar numa sala fechada. Não tramitam de forma normal, não andam nas mesas das secretárias. A eles só têm acesso um número muito restrito de funcionários, todos identificados, permitindo uma responsabilização de todas as pessoas que nele operam”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório